Náutico 1x2 Nacional

  Por Tadeu Matsunaga

Neste sábado (01), o Náutico-RR recebeu o Nacional-AM na estreia das duas equipes na Série D do Campeonato Brasileiro, em Boa Vista. Quem levou a melhor foi o time amazonense que, mesmo atuando com um jogador a menos durante todo o 2º tempo, teve tranquilidade para resistir a pressão do atual campeão roraimense e conseguiu os três primeiros pontos, assumiu provisoriamente a liderança do Grupo A1.
Apesar da precariedade do gramado do estádio Ribeirão, que foi castigado pelas fortes chuvas que caíram na região de Boa Vista nos dias que antecederam o jogo, as equipes conseguiram apresentar um bom futebol, com um jogo aberto e ofensivo. Os gols do Nacional-AM foram marcados pelo zagueiro Rafael Morisco e pelo meia Danilo Rios. Eduardo, de pênalti, marcou para o Náutico.
Gol Nacional-AM (Foto: Rodrigo Litaiff) 
Náutico RR e Nacional-AM fizeram um jogo equilibrado pela Série D (Foto: Rodrigo Litaiff)

Confiança foi a palavra-chave dentro da partida, já que a sequência, tanto do Náutico, que conquistou o título Estadual na última semana, e do Nacional-AM, que eliminou o Coritiba pela Copa do Brasil e foi vice-campeão amazonense, trazia expectativa para os torcedores de ambas as agremiações.
O primeiro tempo foi marcado por boas oportunidades de gol para os dois lados. O Nacional-AM, até a metade da primeira etapa, foi levemente superior ao Náutico-RR. Mesmo com o gramado muito prejudicado pelo mau tempo, o Leão da Vila Municipal, com jogadas pelo meio de campo, com Danilo Rios, e pela lateral direita, com Eric, levou perigo a meta do goleiro Brum. Em contrapartida, o Náutico-RR se postou para explorar os contra-ataques com a velocidade da linha ofensiva com Garrincha, Heitor e Renan, municiados pelo meia Eduardo.
Jogando fora de casa, o Naça saiu na frente. Após falta na meia-lua, em jogada ensaiada, Danilo Rios tocou para Morisco que, como de costume, chutou forte, no canto esquerdo do goleiro Anderson Brum. O camisa 1 nada pode fazer.

O gol despertou o time do Náutico-RR, que incentivado pela sua torcida, passou a pressionar a saída de bola da equipe amazonense. Em um desses lances, Heitor foi acionado pelas costas da zaga nacionalina. O jogador cortou o zagueiro Márcio Abraão e foi derrubado dentro da área. Pênalti e cartão amarelo para o camisa 3. Na cobrança, Eduardo, com categoria, deslocou Jairo e empatou, já nos acréscimos.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Aderbal Lana, que já havia sacado o lateral esquerdo Wesley Bigu e promovido a entrada de Rodrigo Ítalo, sacou o experiente zagueiro Ediglê e colocou o estreante Michel, vindo do Fast Clube-AM. Pelo lado dos roraimenses, Serginho Gois apostou em Joabi no lugar de Renan.
Com a etapa complementar recém-iniciada, Márcio Abraão fez falta desnecessária no meio campo. O árbitro Ranilton Oliveira de Sousa mostrou o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho, para desespero do técnico Lana.

Sabendo da possibilidade de virar o jogo, o Náutico-RR tornou a fazer o mesmo que no 1º tempo. Pressionar a saída de bola e explorar as laterais. No entanto, apesar da posse de bola, o time alvirrubro não conseguia levar perigo a meta do goleiro Jairo.
Bem postado, o Nacional-AM, começou a apostar nos contra-ataques, com Leonardo tendo a companhia dos meias Danilo Rios e Michel. Em uma jogada individual, Rios recebeu, cortou o zagueiro e chutou cruzado para recolocar o Leão da Vila Municipal na frente do placar.
Daí em diante, o jogo virou ataque contra defesa, mas o ferrolho dos amazonenses, montado pelo técnico Aderbal Lana, surtiu efeito. Bom início de Série D para o Naça, que saiu de Boa Vista com os três pontos. Ao Náutico-RR restou correr atrás do prejuízo.

Campeonato Brasileiro da Série D
Jogo: Náutico-RR 1 x 2 Nacional-AM
Hora: 16h (17h de Brasília)
Local:Estádio Ribeirão (RR)
Náutico-RR: Anderson Brum; Fernandinho, Nonato, Evandro e Edmundo, Elton, Fred, Eduardo; Garrincha (Robemar), Heitor e Renan (Joabi). Tecnico: Serginho Gois
Nacional-AM:Jairo; Erick, Morisco, Marcio Abraão e Bigu (Rodrigo ítalo); Ediglê (Michel), Denis, Dinamite e Danilo Rios; Leonardo e Felipe (Eliézio). Técnico Aderbal Lana
Árbitro: Ranilton Oliveira de Sousa (MA)
Público/Renda: 464 pessoas/ R$ 4.590 reais

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural