Botafogo/SP 1x2 Metropolitano

Por João Fagiolo

No estádio Santa Cruz, o Botafogo-SP até mostrou disposição, lutou, porém não conseguiu reverter a vantagem construída pelo Metropolitano-SC, que abriu 2 a 0, levou um gol, mas fechou-se na defesa e segurou a vitória por 2 a 1, em Ribeirão Preto, na tarde deste sábado, no jogo de estreia das duas equipes na Série D do Campeonato Brasileiro.
O Metrô conseguiu controlar bem o Pantera até a metade do segundo tempo. O lateral Alessandro, que disputou o Paulistão de 2012 pelo Bota, fez o primeiro gol do time visitante, aos 34 da etapa inicial. Quando fez 2 a 0, com Juliano, aos 23 do segundo tempo, a equipe catarinense quis garantir o resultado e conseguiu, mas não sem antes levar vários sustos. O centroavante Caio Gardim diminuiu o placar para 2 a 1, e o Tricolor de Ribeirão Preto apostou no "tudo ou nada" para empatar. Brigou pela posse da bola, atacou, teve chances, mas não evitou a derrota dentro de casa.

Agora, o técnico do Botafogo Ivan Baitello terá 35 dias para acertar seu time, que foi montado às pressas para a competição após o término do Paulistão no início de maio. A direção do Pantera já informou que reforçará o elenco. A equipe ribeirão-pretana folga na segunda rodada e, com a paralisação da Série D devido à Copa das Confederações, só volta a atuar no dia 7 de julho, quando enfrentará o Lajeadense-RS, fora de casa.
Com o resultado positivo longe de seus domínios, o Metropolitano assumiu a liderança do Grupo A8, já que JMalucelli e Lajeadense empataram por 4 a 4, também neste sábado. O time gaúcho será o próximo adversário do Metrô, no dia 8 de junho, em Blumenau.
Alessandro Botafogo-SP x Metropolitano Série D (Foto: Agência Botafogo) 
Alessandro foi um dos destaques do Metrô na estreia do time na Série D (Foto: Agência Botafogo)
 
Sob controle
O Metropolitano soube controlar o Botafogo desde o início. Nos primeiros dois minutos com a bola rolando, a equipe catarinense mostrou seu "cartão de visitas" ao dono da casa e obrigou Gustavo a trabalhar nas finalizações de Edmar e Juliano.
Nos 30 minutos seguintes, o Tricolor ribeirão-pretano pareceu tomar o domínio do jogo para si, porém, mostrou falta de entrosamento. Sem apoio na criação, Daniel Borges tentou resolver sozinho. Chance de gol ele teve apenas uma, aos 11 minutos, em um belo chute de primeira, que parou na defesa do goleiro Dida.
Botafogo-SP x Metropolitano Série D (Foto: Agência Botafogo) 
Botafogo lutou na segunda etapa, mas não evitou
a derrota em casa (Foto: Agência Botafogo)
 
Apesar da pressão botafoguense, o Metrô conseguiu diminuir o ritmo da partida na metade do primeiro tempo, segurando a bola no meio de campo, setor mais frágil do time da casa. Aos 34 veio o bote. Em um lançamento do meia Juliano, o lateral Alessandro pegou a defesa tricolor desprotegida e tocou na saída de Gustavo para abrir o marcador.
O gol deixou o Bota sem reação até o fim da etapa inicial. Insatisfeito com a produção de seu time, o técnico Ivan Baitello fez alterações táticas ao colocar o centroavante Caio Gardim no lugar de Juninho, e o meia Álvaro, que substituiu o lateral-direito Alex Silva, pouco acionado no jogo.
Mas as mudanças não alteraram a sorte do Botafogo no jogo. O zagueiro Linno quase ampliou para o Metropolitano em um toque de cabeça. Minutos depois, o centroavante Lê aproveitou confusão na área do Pantera e conseguiu finalizar, porém, errou o alvo. A pressão surtiu efeito aos 23 minutos. Lê fez boa jogada na lateral e cruzou para Juliano apenas empurrar para o fundo das redes.
Ao abrir 2 a 0 no placar, a equipe catarinense quis segurar o resultado e abdicou do ataque, em uma estratégia arriscada. O Botafogo passou a ter a posse de bola e conseguiu "incendiar" a partida aos 33 minutos, em uma cabeçada bonita do centroavante Caio Gardim. O Pantera passou a acreditar no empate, o próprio Gardim teve nova chance para marcar, porém, não acertou o chute final. Apoiado por sua torcida, o Bota lutou, mas ao final, o Metropolitano saiu vencedor e com três pontos em sua primeira partida na Série D.
 

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural