Baré/RR é outro que desiste



O sonho acabou. Sem apoio do Governo do Estado, que sequer recebeu a diretoria do Baré para conversar, o clube deu entrada ontem com pedido de desistência do Campeonato Brasileiro da Série D, junto a Federação Roraimense de Futebol (FRF), e o Estado não terá representante este ano no maior campeonato nacional. O prazo estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encerrou às 16h de ontem (17h de Brasília). Assim, o torcedor de Roraima ficará sem assistir aos jogos da Série D aos finais de semana no estádio Ribeirão.

A diretoria do Baré afirmou que protocolou pedido de audiência com o governador José de Anchieta (PSDB), a mais de 15 dias, para tratar da possibilidade do governo apoiar o clube na Série D do Campeonato Brasileiro, mas sequer foi atendida.

“Lamentamos que o governador Anchieta Júnior sequer tenha nos recebido para levarmos nossa proposta de apoio, já estávamos em contato com empresários e colaboradores do clube para as despesas com a logística e a folha salarial dos atletas e comissão técnica, o governo iria entrar com as passagens aéreas, pelo menos nesta primeira fase, quando fossemos jogar em Belém e no Amapá. Já para Manaus, poderíamos ir de ônibus, não seria tanto gasto assim. Afinal estaríamos sendo o único representante de Roraima no Campeonato Brasileiro”, lamentou o presidente Luciano ‘Zuza’ de Araújo.

“Como o governador quer Roraima como sub-sede de aclimatação da Copa do Mundo de 2014, se não consegue sequer dar apoio a um clube representar o Estado no Campeonato Brasileiro?”, disse Zuza.

Até então, o Baré estava com a vaga assegurada no certame nacional por ter sido o campeão estadual deste ano. Mas, de acordo com regulamento da CBF, a equipe tinha até a tarde de ontem para protocolar desistência, caso não conseguisse patrocínio (na Série D, a CBF não custeia passagens nem ajuda de custo para as equipes).

“Lutamos muito, corremos atrás de apoio e de patrocínio. Acreditamos até o fim que conseguiríamos o apoio do governo, mas infelizmente não chegamos nem a conversar com ele (governador). E sem o apoio do Governo do Estado é impossível bancar as despesas de passagens aéreas”, afirmou o diretor de Futebol profissional do Baré, Sérgio Cunha

GOVERNO – A Folha entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, na tarde de ontem, e detalhou a situação. Por telefone, o secretário adjunto Gustavo Abreu, reafirmou o compromisso do governador José de Anchieta em colaborar com o esporte em Roraima, mas lamentou o fato de não saber que o prazo para definição expirava ontem.

“O governador pediu posicionamento da Procuradoria Geral do Estado (Proge) quanto à possibilidade legal de destinar recursos para apoiar o Baré e estava aguardando essa definição para se reunir com a diretoria do clube e definir o apoio”, disse. Lamentamos que o prazo tenha expirado hoje (ontem), mas estávamos fazendo o que determina a lei, em especial por este ano ser eleitoral e temos o cuidado de não infringir a lei”, afirmou.

VAGA - Com a desistência do Baré, por força do Regulamento de Competições da CBF, a vaga seria para o segundo colocado do Campeonato Estadual, neste caso, o Náutico. Por telefone, o presidente do Náutico, Roberto Lopes, informou que o clube não tem interesse de competir no certame nacional, isso devido ao pouco espaço de tempo para montar uma estrutura suficiente para ter uma equipe competitiva. Ele enumerou o fato dos poderes públicos, Prefeitura de Boa Vista e Governo do Estado estarem em situação financeira difícil, como outro obstáculo para participar.

“Neste momento não vejo como o Náutico participar do Brasileiro, até porque, sem o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado não tem como uma equipe se deslocar para jogos em outros estados”, exemplificou.

Com a recusa, a vaga ficaria com o clube que ficou na terceira colocação, ou seja, o GAS. A Folha tentou contato telefônico com o presidente do Leão do Norte, Agenor Almeida, mas ele não foi localizado para falar sobre o assunto. As diretorias do São Raimundo, Roraima e Rio Negro – respectivamente o quarto, quinto e o sexto colocado no estadual deste ano – não foram contatadas.

Ainda de acordo com o regulamento da CBF, se nenhum clube do Estado se manifestar, a vaga passa a ser regionalizada, neste caso o Nacional de Manaus já protocolou pedido junto a Federação Amazonense de Futebol (FAF) e deve ter seu nome divulgado na tabela do Grupo 1 (onde estava o Baré), ao lado do América-AM, Remo-PA e Santana-AP. De acordo com a tabela divulgada pela CBF, o Campeonato Brasileiro da Série D de 2010 inicia no dia 18 de julho.
Fonte: Ribamar Rocha

1 comentários:

  1. A lentidão e o descaso do governo estadual fizeram com que o Baré ficasse sem seu direito de representar o estado e, quicá, até o estado fique sem representante. Quando o assunto é esporte e cultura há sempre algo mais "importante" a se fazer. Porém perder o prazo foi demais.
    Realmente, lamentável.

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural