Polêmica do Novo Hamburgo

No inicio de abril, o presidente da FGF, deu uma entrevista falando da classificação do Nóia para a Série D, via Copa RS.
Isso deu uma grande confusão, pois o RS tem direito a apenas duas vagas na quartona e o regulamento do campeonato do gaúcho é claro, os dois melhores times sem divisão, estarão aptos a joga-la.

Provavelmente por ignorância, o presidente da FGF não sabia que o estado tinha direito a apenas duas vagas, se você não acredita nisso, basta procurar e verá que a Federação Carioca colocou em seu site oficial a classificação de um terceiro clube, em vez de dois, sendo a matéria corrigida no dia seguinte.

Alem do mais, o regulamento da Copa RS, não diz nada sobre clubes eliminados na 3ª fase (quartas de final), trecho retirado do regulamento:
Artigo 2, Paragrafo 4: "No caso das 2 (duas) agremiações (Campeã e Vice-Campeã) já tenham vaga garantida na “COPA DO BRASIL 2011” e “CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE “D” 2010, as vagas serão repassadas, sucessivamente e, na ordem das agremiações de MELHOR APROVEITAMENTO TÉCNICO na 4ª (quarta) Fase (Semi-Finais) da COPA."
Leia AQUI o regulamento completo.

Você pode achar lógico que se nenhuma equipe eliminada nas semis queira disputar o campeonato, a vaga passa para os eliminados nas quartas. Porem não diz em nenhum trecho que isso deverá ocorrer, e isso é básico em regulamento, se não consta nada, é porque não existe essa possibilidade.

Caso aconteça a safadeza de Veranópolis ou Pelotas perderem a sua vaga, basta eles consultarem qualquer advogado, que este lhes dará ganho de causa, pois em um regulamento não existe suposições, ou tá ou não tá. E nesse caso, NÃO TÁ!


Regulamento do Campeonato Gaúcho 2010.
ARTIGO 3º - Ao término do Campeonato estarão asseguradas 02 (duas) vagas para a Série “D” do CAMPEONATO BRASILEIRO/2010, que serão destinadas as 02 (duas) melhores equipes classificadas na competição, nos moldes do artigo 13º deste regulamento, com exceção dos clubes já classificados nas Séries “A”,“B” e “C”, do Campeonato Brasileiro.

ARTIGO 13º - Ao término do CAMPEONATO GAÚCHO será efetuada a Classificação Geral da competição, computando-se os pontos dos dois turnos da 1ª (Primeira) Fase, com exceção dos pontos dos “mata”.
§ 1º - A classificação geral das equipes no campeonato se dará da seguinte forma:
a) O 1º (primeiro) e o 2º (segundo) lugares serão, respectivamente, o campeão e o vice-campeão.
b) Do 3º (terceiro) ao último lugar será observada a classificação obtida pelas equipes levando-se em conta os critérios descritos no “caput” do presente artigo.

link no site da FGF AQUI!



Pra encerrar, não tenho absolutamente nada contra o Nóia, muito pelo contrário, gosto muito dele.
Esse post é apenas para tentar corrigir uma informação errada, pois a única possibilidade do clube disputar a Série D 2010, é se Pelotas, Veranópolis e São Luiz abrirem mão do direito de disputa-la.





Eu não pude deixar de postar essa declaração do Francisco Noveletto, presidente da FGF. E responsável por toda a confusão:
"– Vai muito da minha indicação, porque o clube precisa ter estrutura. Se não tiver estrutura, eu não deixo jogar. Porque pode ficar sem recursos ao longo da competição e isso dá problema."
Ele não tem que deixar ou não deixar jogar. Será que ele acha que ainda existe ditadura? Que não precisa se cumprir os regulamentos? fala sério.

1 comentários:

  1. Esta confirmado em entrevista pela Radio ABC de Novo Hamburgo e Radio Guaiba de Porto Alegre, que uma das vagas da SERIE D 2010 sera do NOVO HAMBURGO, e assunto encerrado....

    Pelotas e Sao Jose de POA irao definir quem ficara de fora, alias....sera a Federacao Gauchao.....

    Abraco a todos....

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural