São Mateus é o campeão capixaba

Federação decide dar o título ao clube por entender que o Rio Branco deu causa ao término do jogo


A expectativa de todos era de que o título seria dado ao Rio Branco, mas a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) determinou que o campeão do Campeonato Capixaba de 2009 é o São Mateus. A novela para a disputa do título já se arrastava desde o dia 30 de maio, quando uma confusão generalizada no estádio Sernamby, em São Mateus, acabou sem vencedor declarado. O placar, inclusive, marcava um empate por 2 a 2, mas que beneficiava o Rio de Janeiro. Mas depois que o Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD/ES) definiu, em segunda instância, que a FES teria que definir o campeão, a entidade não fugiu de sua responsabilidade. A taça de campeão capixaba deve ser entregue ao São Mateus na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, na sede da Federação.

A FES levou em conta o artigo 33 do Regulamento Feral da entidade e deu o título ao time mateense. Ainda que não tenha sido interpretado que o Rio Branco praticou o “cai-cai”, o São Mateus ficou com o título porque o Capa-preta foi considerado o responsável pelo término da partida antes do apito final aos 45 minutos do segundo tempo.

“Queremos nos aproveitar desse momento para explicar. A Federação nunca se omitiu. Apenas o procedimento e a tramitação nos impôs isso. Uma vez que provaram que não foi intencional o cai-cai, esse processo deveria passar para a Federação. Houve recurso e então o tribunal decidiu que a competência seria da Federação. Isso chegou no último dia 17, já à noite. Então, nós da diretoria e os advogados chegamos a conclusão de que o jogo, levando em conta a súmula do árbitro Devarly do Rosário, foi dado como encerrado com o placar de 2 a 2. Com isso, o título é do São Mateus, já que o regulamento diz que o resultado final da partida deve ser de 2 a 0 para a outra equipe”, explicou o vice-presidente da Federação de Futebol, José Henrique Decottginies, em entrevista ao jornal A Gazeta.

O integrante da FES foi além em sua explicação e disse o motivo que levou a entidade a interpretar o artigo 33 favorável ao São Mateus. “O Rio Branco teve quatro jogadores expulsos. Foram expulsos porque? Estavam jogando bem? Respeitando o público, a Federação ou a imprensa? Não. Eles deram causa. Ofenderam e tudo que você possa imaginar. Então, deram causa ou não ao final do jogo?”, ressaltou o vice-presidente.

Com a decisão favorável ao rival, o Rio Branco deverá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Tal decisão não interfere, entretanto, na questão da vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. O Capa-preta permanece como representante capixaba na competição, já que o São Mateus desistiu de participar da disputa nacional. Por outro lado, o primeiro título estadual já garante a equipe do Norte do Estado na Copa do Brasil de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural