Botafogo 2x1 São Caetano

Por  
Ribeirão Preto, SP

Estádio lotado, alternância no placar, pênalti perdido. O primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D entre Botafogo-SP e São Caetano teve vários ingredientes de uma decisão de acesso. Ao final da partida deste domingo, no Santa Cruz, os donos da casa levaram a melhor, de virada, por 2 a 1, e saíram na frente na busca por uma vaga na Série C de 2016.
O estádio Santa Cruz recebeu seu maior público no ano – foram 24.476 torcedores – e o botafoguense que foi ao campo se assustou com o bom primeiro tempo do Azulão, que saiu na frente, com Daniel Costa. Porém, na etapa final, as arquibancadas vibraram duas vezes, com os gols de César Gaúcho e Caio Ruan, que deram a vantagem ao time na casa no confronto.
O próximo encontro acontecerá em São Caetano do Sul, no Anacleto Campanella, na sexta-feira, às 19h. O Bota pode empatar para ficar com a vaga na semifinal e, consequentemente, na Série C do Brasileiro. Ao São Caetano, vitória por 1 a 0 ou mais gols de diferença bastam para o time reverter a situação. Triunfo por 2 a 1 e o jogo será decidido nos pênaltis. Se derrotar o Pantera por um gol de diferença a partir de 3 a 2, quem avança é o time de Ribeirão Preto.
Azulão é objetivo
Com 54 segundos de bola rolando, o torcedor botafoguense no Santa Cruz diminuiu a empolgação à medida que o atacante Jô, do São Caetano, costurou a defesa do Pantera, tirou de Neneca e chutou forte, mas Caio Ruan, atento, salvou em cima da linha.
Nos minutos seguintes, faltaram chances de gol, mas não faltas. A arbitragem, até com excesso de rigor, parou bastante o jogo. Até que aos 28 minutos, Jô levou a marcação pela esquerda e cruzou. Neneca não segurou e a bola sobrou para Daniel Costa encher o pé e abrir o marcador para o Azulão.
Como “gato e rato”, a partida se desenhou com o Botafogo na busca pelo empate, enquanto o São Caetano fechou os espaços defensivos. A melhor chance do Pantera aconteceu no fim do primeiro tempo, em um escanteio cobrado por Daniel Borges na cabeça de Mirita. O gol só não saiu por conta da boa intervenção de Saulo.
Bota põe fogo no jogo
Na etapa final, a postura ainda mais agressiva do Botafogo deu resultado. Poderia ter sido mais rápido, é verdade. Aos três minutos, Nunes sofreu pênalti em lance com Bruno Recife. O próprio centroavante cobrou, no meio do gol, e Saulo fez a defesa. O empate só chegou aos 14, um minuto depois que Neto, do Azulão, acertou a trave de Neneca. No lance seguinte, em escanteio de Vitinho, o volante César Gaúcho acertou a cabeçada e igualou o placar.
A sequência da partida mostrou o técnico do São Caetano, Luiz Carlos Martins, ainda mais preocupado em manter seu time ainda em vantagem – já que o gol fora de casa tem valor dobrado nesta fase da Série D. Ele abriu mão de dois meias para fechar com Arthur e Eduardo Luiz. Se com zagueiros Martins quis manter o 1 a 1, com zagueiro o Botafogo chegou à virada, aos 29. Vitinho cobrou falta da esquerda e Caio Ruan, de cabeça, colocou o time da casa em vantagem.
O placar poderia ter aumentado, já que o Azulão não mostrou que poderia empatar. Nunes, Samuel Santos e Jardel tiveram chances, desperdiçaram, e o Botafogo, com o placar de 2 a 1, saiu na frente na busca pela vaga na Série C do Campeonato Brasileiro.

2 comentários:

  1. Repetindo: gostaria de ver os dois subindo, mas infelizmente só um virá.

    ResponderExcluir
  2. Repetindo: gostaria de ver os dois subindo, mas infelizmente só um virá.

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural