Itaporã 0x1 Anapolina

Por  
 Dourados, MS


Peso da camisa e experiência falaram mais alto no estádio Douradão. A Anapolina foi a Mato Grosso do Sul e saiu com a vitória por 1 a 0 sobre o Itaporã, na tarde deste domingo, pela primeira rodada da Série D. O time goiano suportou bem a pressão adversária, trabalhou a bola com calma e fez o gol em um momento crucial do segundo tempo: aos 22, com Rafael Luz. Aí o desespero ficou todo do lado do Itaporã, que já vinha sofrendo com a falta de pontaria de seus atacantes ao longo do jogo. A correria dos sul-mato-grossenses nos minutos finais não foi suficiente para mudar a história do jogo.

Com o resultado, a Xata soma três pontos e divide a liderança do Grupo A5 com o Brasiliense, que também venceu fora de casa neste domingo.

A Anapolina volta a campo no próximo domingo para receber o Villa Nova-MG no estádio Jonas Duarte, em Anápolis. Os mineiros também são os próximos adversários do Itaporã, que folga na rodada e joga no dia 3 de agosto no Castor Cifuentes, em Nova Lima.
Itaporã x Anapolina no estádio Douradão pela Série D do Brasileirão (Foto: Diogo Nolasco/TV Morena)Lance entre Itaporã (de branco) e Anapolina no Douradão (Foto: Diogo Nolasco/TV Morena)

Sintonia no ataque do Itaporã
Os donos da casa, que tiveram apenas um mês para montar o elenco visando a Série D, não sentiram a falta de entrosamento e ditaram o ritmo da partida desde o início. Fagner Lins e Tiaguinho se entendiam bem nas tramas ofensivas: foi da parceria dos atacantes que saíram as melhores chances do Itaporã. Como aos 10 e aos 19 minutos, quando Tiaguinho recebeu passes de Fagner mas falhou na hora de concluir em gol.

O Itaporã fazia marcação pressão e não deixava a Xata se aproximar do campo de ataque. O bloqueio só começou a ser rompido quando o experiente Romerito, cérebro da equipe, encontrou seu espaço em campo. Aos 22, o meia deu ótimo passe e encontrou Rafael Luz na grande área, para girar e carimbar a trave. A equipe goiana ainda conseguiu chegar algumas vezes à frente, mas sem eficácia.

Quem não faz, leva

Na volta do intervalo, o técnico Alfinete não mexeu na formação goiana, mas Denilson Rafaine sacou Rômulo e colocou Renan na equipe sul-mato-grossense, com intenção de fazer a bola girar mais rápido na meia-cancha. A mudança surtiu algum efeito nos minutos iniciais da etapa complementar, com Alex Cruz e Tiaguinho chegando na cara do gol mas desperdiçando boas oportunidades de abrir o placar.
Se a Anapolina demonstrava dificuldades em criar jogadas ofensivas, o jeito era ameaçar na bola parada. A cobrança de escanteio de Tiago Floriano, aos 19, encontrou livre na grande área o meia Renato, que cabeceou com perigo. O lance animou a Xata, que explorou o contra-ataque e fez o primeiro gol aos 22, com Rafael Luz tocando na saída do goleiro Roger Paranhos. Era a Anapolina tendo méritos e mostrando que experiência e tradição contam a favor, sim. Era o Itaporã pagando o preço por ter perdido várias chances de marcar ao longo da partida. Os donos da casa ainda tentaram igualar as coisas na base da correria, mas sem sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural