Procurador do STJD defende anulação de Tupi x Aparecidense

No que depender do procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, o Aparecidense-GO terá que voltar a campo para enfrentar o Tupi-MG por uma vaga nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Em entrevista ao "Troca de Passes" na noite deste domingo, o procurador garantiu que a denúncia ao clube goiano e ao massagista Romildo Fonseca da Silva, o "Esquerdinha", que evitou um gol do Tupi no fim do jogo de sábado, será feita de forma rápida

- O clube vai ser denunciado e o massagista também logo no início da semana. O artigo 243-A do CBJD tem previsão de pena de multa para o clube de R$ 100 a R$ 100 mil. Para o massagista, essa pena pode variar em número de partidas em função da possibilidade de aplicação da anulação da partida. O dispositivo fala em "atuar de forma contrária à ética com a finalidade de influenciar no resultado da partida". Se o objetivo é atingido, e ele evidentemente influenciou no resultado da partida, a possibilidade é muito grande de se aplicar a anulação da partida, e ela eventualmente ter que ser repetida. E com isso a punição do massagista amplia de 4 a 12 partidas para 12 a 24 partidas (de suspensão). São esses os requerimentos que vamos fazer no início da semana - garantiu Schmitt.

FRAME - Massagista impede gol, e Tupi é eliminado na Série D (Foto: TV GLOBO)Massagista impediu o gol do Tupi diante da Aparecidense, pela Série D (Foto: TV GLOBO)

O procurador-geral do STJD lembra que, antes da reforma do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em 2009, um fato do tipo não teria maiores desdobramentos além da punição ao responsável por evitar o gol do time adversário.

- A gente espera (pela anulação). Em um passado longínquo, não havia essa condição. Esse artigo é bastante abrangente, ele foi incluído na reforma do CBJD de 2009, e obviamente que tem a ver com credibilidade da competição. A gente vai durante a semana trabalhar na análise das provas para que o mais rápido possível seja oferecida a denúncia e os auditores possam julgar com essa condição, tendo em vista a anulação da partida. Antigamente ficava meio que por isso mesmo, não tinha uma consequência técnica de se reparar um prejuízo enorme. O resultado foi impactado diretamente pela atuação de quem não podia e não devia estar ali - considerou.

Tupi-MG e Aparecidense-GO empataram por 2 a 2 na noite de sábado, em Juiz de Fora, placar que classificou o time goiano no critério de gols marcados fora de casa. O primeiro jogo, disputado em Goiás, havia terminado empatado em 1 a 1. Aos 44 minutos do segundo tempo, após chute de Ademilson, a bola ia entrar e seria o gol da classificação do Tupi, mas o massagista Esquerdinha invadiu o campo e tirou o gol certo do time da casa.

Após denúncia da Procuradoria, o caso será levado à primeira instância do STJD, mas poderá terminar no Pleno, instância máxima do tribunal. Além desta medida tomada pela Procuradoria, o Tupi promete entrar com uma representação no STJD para pedir a eliminação direta do Aparecidense.

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural