Critérios para preenchimento de vaga

Muita gente pergunta como é feito o preenchimento das vagas dos clubes desistentes. Algumas mentiras que falam é que a vaga vai pro melhor estado ranqueado na região, quando vai na verdade pro melhor reanqueado dentro da chave, um exemplo, se ninguém no AP quiser, a vaga dele irá para PE, já que o estado é o melhor ranqueado dentro da chave 2. Outros vão mais alem e acreditam em idiotices como convites, pois senador tal pediu para presidente da CBF uma vaga.

Outra coisa e que pode acontecer, é um time ser convidado estando na segunda divisão, assim como foi feito em GO em 2011, quando o Itumbiara estava na Série B goiana e foi convidado a jogar naquele ano.



Enfim, segue abaixo, os critérios para preenchimento de vaga. E é isso o que vale.

a)     A vaga pertencerá ao clube classificado a seguir, em relação à posição do clube desistente, na tabela de classificação da competição que originou a vaga e assim sucessivamente, até esgotar-se o total de clubes disputantes do certame;

b)    Na hipótese do não preenchimento de vaga originária  de Torneio Seletivo, quando essa situação estiver prevista, a vaga será transferida diretamente para o Campeonato Estadual,  obedecida a sua sequencia de classificação;

c)     Não havendo clube interessado no âmbito da federação originalmente detentora da vaga, observada a condição estabelecida nos itens (a) e (b) anteriores, a vaga deverá ser preenchida pela federação que estiver melhor posicionada no RNF - Ranking  Nacional  das Federações, dentre os estados que compõem  o grupo  ao qual  pertencer  o clube desistente;  

d)     Ainda não havendo clube interessado após observado o critério do item (c), a vaga irá para a próxima federação ranqueada no grupo e assim sucessivamente até esgotar-se o número de federações interessadas, sempre observando o critério de classificação no Campeonato estadual correspondente;

e)      O clube detentor da vaga será necessariamente o melhor classificado do Campeonato estadual da federação correspondente, obviamente excluídos os clubes já classificados para as competições nacionais;   
      
f)      Permanecendo o não preenchimento da vaga, o grupo em questão ficará com um número inferior de clubes.


Fonte: http://www.cbf.com.br/Competi%C3%A7%C3%B5es/S%C3%A9rie%20D/Informa%C3%A7%C3%B5es%20Sobre%20a%20Competi%C3%A7%C3%A3o/2013

15 comentários:

  1. Vi em alguns lugares que o Remo estaria comprando uma vaga da Federação Roraimense ou da Federação Rondoniense o que os cartolas do Remo negam.

    OBS: não sou paraense e vi num site que não lembro agora.

    ResponderExcluir
  2. O Clube do Remo quer comprar a vaga de rondonia, isso é poiticagem, um absurdo no futebol.

    ResponderExcluir
  3. o remo é muito rico compra a vaga de todo mundo, tem que comprar o administrador desse blog kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. seria bom, pelo menos ele receberia "algum" kkkk

    ResponderExcluir
  5. Remo nao quer comprar vaga de ninguem, isso é so especulação e boatos, o que ele espera e que alguem de RO desista da vaga. ME RESPONDEM UMA PERGUNTA, O CAMP DE RO TERMINA DIA 1º DE JUNHO, E A DATA FINAL DE REPRESENTANTE DA CBF É DIA 26, COMO FICA ESSA PARADA ?

    ResponderExcluir
  6. Não existe data final de definição de representante, mesmo pq o time de RO só vai estrear no dia 9 de junho, então não atrapalhará em nada.

    ResponderExcluir
  7. o clube do remo está no fundo do poço....
    não conseguir chegar entre os 2 no pará..

    ResponderExcluir
  8. O REMOrto (PENTA no Pará, pois não ganha um título do campeonato estadual, há 5 anos....) comprou a vaga do Cametá, campeão estadual em 2012, na Série D, e acha que também pode comprar outra vaga, este ano. O Marechal Rondon está só olhando, e não aceitará esse desrespeito ao povo e torcedor de Rondônia !

    ResponderExcluir
  9. Nunca li tanta asneira junta. O Remo já divulgou até nota dizendo que espera a desistência de um clube da chave, seja ela de onde vier, nada além disso. E isso vem do fato de a serie d, ser um campeonato deficitário, que só oferece condições dignas para times com grande torcida e de futebol razoavelmente desenvolvido, fato que não encontramos em muitos estados da região norte e nordeste, onde a situação econômica do estado transforma a participação de qualquer clube um ´´tiro no pé´´´.

    ResponderExcluir
  10. Vergonha...como um grande clube do Norte ainda tem que esperar pra disputar uma série D sendo o único clube de grande tradição e torcida na competição.O Pará deveria ter 2 vagas na série D...

    ResponderExcluir
  11. Professor Moacir, vergonha mesmo é o Remo não conseguir ficar entre os dois em um campeonato que tem somente dois times, INCRÍVEL!

    ResponderExcluir
  12. O nautico rr estar pensando em desistir por falta de patrocinio,isso e verdade?

    ResponderExcluir
  13. tudo bem que o Remo não ganhou ou não mereceu, mas tirando paysandu que foi campeão o Remo fez mais ponto que todos inclusive mais até que o paragominas vice campeão, disputou a final dos dois turnos, sendo infeliz somente no segundo jogo de cada decisão, levando inclusive gol aos 47 do 2º tempo na decisão do primeiro turno estava invicto até esse ultimo jogo da descisão.Azar, porque tecnicamente foi vice.

    ResponderExcluir
  14. não é vergonha não se vc for buscar os críterios tecnicos o Remo fez mais ponto que o vice campeão, o paragominas, no geral ficando atrás somente do paysandu campeão absoluto, O remo disputou as duas decisão de turnos perdendo ambas somente no 2º jogo de cada, no primeiro turno vinha invicto até levar um gol aos 47 minutos do 2º tempo e perder a invencibilidade e o titulo, sem contar que na disputa direta com o maior rival venceu 3 e perdeu 2. então foi azar, perdeu dois jogos decisivos, vendo esses bicolores falando parece que o remo foi o pior time do campeonato. e o paraense não é mais campeonato de duas equipes, pois as prefeituras do interio estão investindo nos clubes de sua cidade.

    ResponderExcluir
  15. @Unknown

    "Tecnicamente" vice é quem perde a final, pontuação somada só serve pra definir do terceiro ao último, em todos os campeonato é assim.

    Essa bobagem de que "fez mais pontos, então é o melhor colocado" é a mesma de 2011 e 2012, pode ter certeza, não vai dar em nada.

    O Remo só vai jogar se o Paragominas desistir ou não houver representante no AC, AM, RR ou RO. Nãoa credite em outras coisas que ler.

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural