Giro da Classificação - Região Nordeste (25/04/13)

Farei uma análise estado por estado, de como anda a briga pela vaga na Série D

Alagoas: CEO e CSA estão disputando a única vaga do estado. Eles estão na semi-final junto com ASA e CRB. Caso o CEO não vença o campeonato, a vaga fica com o CSA, que foi o melhor da classificação geral dos times sem divisão.

Bahia: O Vitória da Conquista já assegurou a vaga pelo torneio seletivo, a outra vaga está em disputa entre Juazeirense, Juazeiro, Botafogo, Feirense e Bahia de Feira.

Ceará: O Guarany de Sobral, por ter caído da Série C, tem vaga automática. A outra vaga fica na disputa entre Tiradentes e Horizonte.

Maranhão: O Maranhão, vice-estadual de 2012 já está garantido.

Paraíba: O confuso campeonato paraibano ainda está longe de terminar, e somente com o seu fim, conheceremos o representante para a Série D. Até mesmo o Treze (que não está plenamente garantido na série C, pode acabar com a mão na vaga da série D). Treze e Botafogo - PB já estão classificados para as semis. Resta saber quais serão seus adversários.

Pernambuco: Campeonato confuso, e nem o Ypiranga assegurou vaga como melhor do estadual (caso ele se classifique para o Nordestão, a máquina de costura ficará de fora da D). Os outros times que estão na disputa, irão jogar o octogonal de rebaixamento, composto por: Salgueiro, Serra Talhada, Pesqueira, Porto, Central, Belo Jardim, Petrolina e Chã Grande. O Salgueiro por ter sido rebaixado da Série C ano passado, já está automaticamente incluído na edição deste ano. Portanto, dos 8, apenas 7 times brigam para abocanhar a segunda vaga (se o Ypiranga não se classificar pro nordestão, caso se classifique, dois times deste octogonal se classificam) do estado.

Piauí: Por ser um estado composto apenas por times sem divisão, o seu representante será o campeão estadual. A final ocorrerá dia 19 de Maio. Apenas River, Flamengo, Parnahyva, Cori-Sabbá, Piauí e Barras ainda possuem chances.

Rio Grande do Norte: 5 times ainda seguem vivos na disputa: Potiguar de Mossoró, ASSU, Alecrim, Santa Cruz e Corinthians. O melhor desses será o representante do estado na D.

Sergipe: Mais um estado que só conta com times sem divisão. O Sergipe venceu o primeiro turno, e aguarda o desenrolar do torneio pra saber quem enfrentará na final no dia 19 de maio. Sergipe, Confiança, Socorrense, River Plate, Estanciano, Olimpico, Itabaiana, Boca Junior, Lagarto e América ainda lutam.


RESUMO: O dia 19 de Maio revelará muitos participantes. Por enquanto a região está ainda basicamente em disputa dos estaduais.

Garantidos:
Vitória da Conquista - BA
Guarany de Sobral - CE
Maranhão - MA
Salgueiro - PE

6 comentários:

  1. A situação já está mais afunilada do que isso, ainda antes da rodada deste final de semana, em três estados.

    Na Bahia, os dois times de Juazeiro já garantiram vaga na semifinal do campeonato. A Série D vai ser de um dos dois.

    No Piauí, River, Flamengo, Parnahyba e Piauí já estão nas semifinais. É um dos quatro.

    Em Sergipe, Boca Junior e América já não têm chances de chegar nas semifinais.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e no Rio Grande do Norte Santa Cruz e Corintians também já não têm chances.

    ResponderExcluir
  3. Particularmente acho que os clubes deveriam ser definidos sempre no ano anterior, ou seja, nos torneios de 2012 para disputar 2013. Assim poderiam se planejar com antecedência. Se não, fica este negócio enrolado faltando menos de 2 meses para começar o campeonato.

    ResponderExcluir
  4. Esta informação do Sergipe não confere, o time venceu a primeira fase, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2014, não na final do estadual. A fase final será disputado pelo 4 primeiros em semi-finais, os dois que avançarem disputam a final do estadual.

    ResponderExcluir
  5. O Tiradentes com a vitória de 3 x 0 sobre o Horizonte na última rodada do octogonoal que definiu os semifinalistas do campeonato cearense (Icasa, Ceará, Fortaleza e Guarany de Sobral) terminou em 5º lugar no estadual e garantiu vaga para a Série D do Brasileiro de 2013, o Horizonte, com a derrota, ficou em 6º lugar e terá que se contentar com as disputas da Copa Brasil, que já havia conquistado por ter vencido a Fase Classificatória.

    ResponderExcluir
  6. Está incorreta a informação do Sergipe. Apesar de ter vencido o 1º. turno, o time não garantiu vaga na final, somente a participação na Copa do Brasil 2014. O Campeonato está na penúltima rodada da 2ª. fase, e 4 equipes se classificarão para as semifinais, e o campeão é que garantirá a vaga para a Série D. Maiores informações no site: www. sergipe-hexa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural