Série D de 2013, terá 32 equipes em 4 grupos

CBF altera o regulamento do campeonato para o ano que vem. Em vez dos 40 participantes desse ano, teremos apenas 32, com isso cada estado terá apenas uma vaga, alem dos quatro rebaixados da Série C 2012, alem do 5º colocado da edição de 2012.

Os clubes serãodividos em 4 grupos de 8, totalizando 14 rodadas, avançando quatro equipes de cada chave para oitavas, depois quartas, semi e final.

Com isso, já temos sete clubes classificados, os campeões estaduais de 2012 Gurupi/TO, Nacional/AM e Águia Negra/MS, o vice Maranhão/MA, os rebaixados da C Guarany de Sobral e Tupi, alem do Cianorte, que foi o 5º colocado em 2012.

O chaveamento deve ser divulgado apenas em março, quando faltarão apenas dois meses para o inicio do campeonato.

33 comentários:

  1. Rivaldo no TOLEDO 2013 VMOS TCW SUBI PRA SERIE C

    DALE PORCOOOOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  2. Meu palpite pro emparceiramento dos grupos em 2013, já com os times já classificados e os quatro rebaixados da C deste ano:

    D1: RR, AP, Nacional (AM), Acre
    D2: PI, Maranhão (MA), PA, Guarany (CE)
    D3: CE, RN, PB, PE
    D4: Salgueiro (PE), AL, SE, BA
    D5: RO, GO, MT, Águia Negra (MS)
    D6: MG, Tupi (MG), DF, Gurupi (TO)
    D7: SP, Sto André (SP), RJ, ES
    D8: Cianorte (PR), PR, SC, RS

    Se mantiver RO no primeiro grupo, o que sempre acontece, vai ter que remanejar a BA pros grupos "de baixo":
    D1: RO, AC, AM, RR
    D2: AP, PA, MA, PI
    D3: CE, Guarany, RN, PB
    D4: Salgueiro, PE, AL, SE
    D5: BA, ES, RJ, MG
    D6: Tupi, DF, GO, TO
    D7: SP, Sto André (SP), MT, MS
    D8: Cianorte (PR), PR, SC, RS

    ResponderExcluir
  3. @Marcio

    Será 4 grupos de 8 times, em turno e returno, a fórmula vai mudar.

    ResponderExcluir
  4. Ixi, é mesmo, tava achando que eram oito grupos com quatro...

    ResponderExcluir
  5. Vou então tentar outro chute... Acho então que vai ser a segunda opção, porque vai ter menos viagens, juntando os grupos D1 com D2; D3 com D4; D5 com D6, D7 com D8:

    1: RO, AC, AM, RR, AP, PA, MA, PI
    2: CE, Guarany, RN, PB, Salgueiro, PE, AL, SE
    3: BA, ES, RJ, MG, Tupi, GO, DF, TO
    4: MT, MS, SP, Sto André, Cianorte, PR, SC, RS

    ResponderExcluir
  6. Exatamente, Márcio. Também acho q os grupos serão esses.

    ResponderExcluir
  7. Eu ja irei dar o palpite ate mesmo com os Classificados...

    GRUPO 01

    VILHENA
    JUVENTUS
    CRISTAL
    BARÉ
    REMO
    MARANHÃO
    RIVER
    NACIONAL ( se eu fosse o presidente do FAST pediria para que colocasse ele no lugar do NACIONAL para reparar o 'erro' do ano passado. )

    GRUPO 02

    FERROVIÁRIO
    GUARANY
    ALECRIM
    CAMPINENSE
    SALGUEIRO
    PORTO
    CSA
    CONFIANÇA

    GRUPO 03

    FLUMINENSE DE FEIRA
    VITORIA
    BANGU
    VILLA NOVA
    TUPI
    ITUMBIARA
    GAMA
    GURUPI

    GRUPO 04
    Que para mim sera o mais forte e mais difícil.

    MIXTO
    ÁGUIA NEGRA
    PAULISTA
    SANTO ANDRÉ
    CIANORTE
    LONDRINA
    HERMAMM AICHINGER
    JUVENTUDE

    Para mim vai ser estes os classificados . Veremos depois quais eu acertei...

    ResponderExcluir
  8. Como sera os chaveamentos GRUPO 01 versus GRUPO 02 e GRUPO 03 versus GRUPO 04?

    Ou sera no estilo da LIBERTADORES ? em que o MELHOR pega o PIOR dos que se classificaram ?( 1° vs 16° )

    Esta parte eu não consegui saber...

    ResponderExcluir
  9. @Petter

    Ainda não foi divulgado como serão os cruzamentos. Provavelmente só em março.

    ResponderExcluir
  10. Será q a caldense vai conseguir se classificar?

    ResponderExcluir
  11. Voce acredita que o NACIONAL - AM perderia sua vaga se o FAST quisesse, pois o FAST foi posteriormente reconhecido como dono da vaga na outro vez?

    ResponderExcluir
  12. Já que vai ter menos times na Série D em 2013, não faz nenhum sentido aumentar o número de jogos. Tem que ser 8 grupos de 4 times!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ao anônimo de cima. Faz todo sentido aumentar o número de jogos por time, aliás, esse é o objetivo da CBF, garantir maior tempo de atividade aos times, por isso houve a diminuição de times.

    ResponderExcluir
  14. Eu teria outra sugestão de organização da série D, conjugada com os estaduais, que julgo bem mais interessante em termos financeiros e técnicos. Vamos por partes:

    1) Temos estados que não têm nenhum clube nas séries A, B e C (já contando os acessos e descensos em 2012: RO, AC, AM, RR, AP, PI, SE, ES, TO e MS). Estes estados teriam seus campeonatos estaduais realocados p/ maio em diante.

    2) Os demais estados, que têm representantes nas séries A, B e C, fariam seus estaduais normalmente de janeiro a maio e no segundo semestre os clubes desses estados que não estão nas 3 séries jogariam uma copa estadual, a exemplo da Copa Paulista, Copa Rio, Taça MG, Copa Fares Lopes no Ceará, etc.

    3) Paralelamente aos campeonatos explicados nos itens 1 e 2 acima, teríamos uma série D com 64 clubes, só em mata-mata (64 >> 32 >> 16 >> 8 >> 4 >> 2 >> campeão). Seriam apenas 12 datas. Como estariam sendo disputados estaduais (ver item 1) e copas (ver item 2), não haveria problema dos clubes terem que fazer um investimento alto apenas p/ 12 jogos (se chegar à final, se for eliminado logo de cara seriam apenas 2 jogos), pois aproveitariam o mesmo elenco da disputa dos estaduais e ou copas.

    Da forma como é hoje, um time monta elenco p/ jogar estadual no 1º semestre; se vai bem, perde todo o elenco p/ times das séries A, B e C e depois tem que sair correndo p/ montar time p/ a série D.

    Pelo sistema da CBF (32 clubes), teríamos 254 jogos, vários deles sem interesse algum por clubes que já estariam eliminados com antecedência na 1ª fase, jogando só p/ cumprir tabel e com possibilidade de WO.

    Pelo meu sistema, os 64 clubes jogariam um total de 126 jogos, todos em mata-mata. Se for eliminado, tem o campeonato estadual ou copa estadual p/ seguir em atividade.

    Outra alteração é que somente estes torneios estaduais de 2º semestre dariam vagas na série D. Os estaduais do 1º semestre dariam vagas na Copa do Brasil. Assim, no final do ano já teríamos definidos todos os clubes da série D do ano seguinte, possibilitando maior facilidade de substituição dos desistentes com antecedência.

    ResponderExcluir
  15. André, é complicado sua fórmula, os estaduais ficariam condicionados em 1 de seus times estarem ou não disputando uma das divisões do brasileiro. Por exemplo, em MS em 2013 o campeonato começa em maio, já em 2014, poderia começar em janeiro, só porque o Águia subiu (exemplo). Outro fator que vai contra, as copas estaduais não são nada atrativas, em MG 4, 5 times disputam, em SC, 3, por aí vai. E mesmo valando vaga na D, como já acontece em alguns estados, não acredito em aceitação dos times.

    ResponderExcluir
  16. o injusto é as equipes como o America do RJ, que amarga a 2 divisão carioca, mais já fez grandes campanhas em brasileiros estarem fora, pois poderiam disputar a série d em respeito a sua tradição! Outros exemplos como o Remo, CSA, Central PE, Ferroviário CE, Juventude, Londrina, Bangu Juventus SP, entre outros mereciam disputar a Competiçao nacional, em vez de , com todo respeito, equipes de estados como Amapá, Roraima, Rondonia, Acre, sem tradiçaõ alguma !

    ResponderExcluir
  17. Caso o fato distância seja mesmo um critério da CBF, a chave do Centro-Oeste mais adequada seria mesmo essa aí. Fica fácil para se viajar para qualquer cidade dessa da região, com os clubes não tendo que ir até os confins do Sul do país, a não ser para os quatro classificados.

    D5: RO, GO, MT, Águia Negra (MS)

    ResponderExcluir
  18. Vamos entender alguns itens que darão o "norte" da Série D em 2013.

    Teremos 4 grupos com oito times em cada grupo. Qual é o motivo para isso? As equipes que tenham boas campanhas nos Estaduais ou Mérito (como no caso do Cianorte, que garantiu a vaga por ser o 5º colocado da Série D de 2012), ou por ter sido rebaixado da Série C, tenham calendário para toda a temporada. Acho fantástico que as equipes tenham calendário para o ano todo.

    Ainda defendo que equipes que não joguem nenhuma divisão, promovam o retorno das Copas Regionais.

    E que me desculpe o José Carlos, mas TRADIÇÃO não ganha jogo, não merece. Usarei o exemplo que ele próprio deu e o do time do meu Estado.

    Como que a CBF poderia colocar o América-RJ e o Londrina (o Londrina, até 2010, estava na 2ª divisão do Paranaense) na Série D e descartar um campeão estadual. Independente da qualidade técnica dos torneios do Centro-Oeste e do Norte, o título tem que ter um bônus, e a vaga na Série D é o ideal.

    ResponderExcluir
  19. Eka serie d so mais a serie b com meu america do rn rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Opinião minha. Gostei desse formato que a CBF determinou, mas acho que merece algumas mudanças ainda:

    - Série C ao invés de 20, com 32 equipes, em 4 grupos de 8, com octogonal pra definir os que irão subir e um torneio pra definir quem cai. Pra realidade atual, pontos corridos acho impensável pra Série C, mas acredito que mata - mata não cabe pra esse caso. Um octogonal resolveria.
    - Série D aproveitando os clubes que ficaram na atual Série D, mais os 4 que desceram pra Série D.
    - Série E no formato que a Série D adotou.

    O que me dizem?

    ResponderExcluir
  21. O sorocaba vai papar essa vaga e com certeza vai estar entre os 4 primeiros no campeonato paulista de 2013 uma empresa vai colocar cerca de 55 milhoes para investimento do clube

    ResponderExcluir
  22. me a federaçao do parana deveria retorna com a copa parana pros times do interior conquista uma vaga pelo menos.
    mas baixa o preço das incriçoes que sao verdadeiros roubos

    ResponderExcluir
  23. times tradicionais e com torcida como Londrina, Remo, Sampaio carreia, Juventude, Brasil de pelotas, não podem ficar de fora deveriam entrar só pela tradição.

    ResponderExcluir
  24. esse otario ai de cima nao sabe o que fala,o nacional foi campeao em 2012,no campo e tem direito a vaga,se o fast nao ganhou naqule ano vai ganhar agora, o nacional é o melhor time do amazonas, se o fast quizer participar tem que ganhar

    ResponderExcluir
  25. Muito mais fácil para um time de Rondônia jogar em Mato Grosso do que em Roraima ou no Amazonas.

    ResponderExcluir
  26. Londrina série d 2013...AH LEC LEC LEC LEC

    ResponderExcluir
  27. o guarani sp tenheque voltar para a série a volta guarani sp.

    ResponderExcluir
  28. o melhor time do rio é o audax, bangu, boavista, botafogo, duque de caxias, fluminense, friburguense, macaé, madureira, olaria, quissamã, resende, vasco, e volta redonda.

    ResponderExcluir
  29. que ano o resende e friburguense vão ir para a série a do brasileirão.

    ResponderExcluir
  30. o resende tenque ganhar o olaria e quissamã já cairam para a segunda divisão para o campeonato carioca 2014.

    ResponderExcluir
  31. será que o volta redonda vai para a série a de 2014.

    ResponderExcluir
  32. o time só sobe para a série só se estiver muito bom por exemplo se você não jogar nunca no time não dar certo você no time e o presidente manda você ir embora e contrata para o audax.

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural