Independente vai ao STJD por não apresentar documento em jogo

Terceiro colocado do Grupo 2 da Série D do Campeonato Brasileiro, o Independente responderá no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por não ter entregue à equipe de arbitragem um documento com os nomes dos atletas e o número de inscrição junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O julgamento está a cargo da Primeira Comissão Disciplinar e acontece na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, a partir das 18h, no Rio de Janeiro.

Em partida válida pela primeira rodada, o Independente/PA perdeu para o Trem/AP por 2 a 1 e, segundo o árbitro José Cleuton Souza Lima, o clube paraense "não entregou a relação da equipe com nome completo dos atletas e número de inscrição da CBF no início do jogo à equipe de arbitragem. Sendo informado pelo 4º árbitro da importância desse documento, entregou relação manual contendo nome completo e RG - registro geral dos atletas, isso no intervalo do jogo".

Por esse motivo, o Independente/PA foi incurso no artigo 191, inciso III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), combinado com os artigos 74 e 75, § 2º, do Regulamento Geral das Competições.

O artigo 191 III fala em "deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento: de regulamento, geral ou especial, de competição". A infração tem como punição uma multa que varia entre R$ 100 e R$ 100 mil.

No caso do artigo 74 do RGC, ele destaca a necessidade da entrega do documento: "Para facilitar o trabalho dos meios de comunicação cada clube deverá entregar ao quarto árbitro, até 45 minutos antes da hora marcada para o início da partida, a relação de jogadores, com a escalação dos titulares, através do supervisor da equipe ou pessoa designada, necessariamente assinada pelo capitão da equipe, o qual deverá identificar-se”.

E segundo o artigo 75, “o árbitro só dará início a partida após certificar-se de que todos os atletas foram identificados”. E no parágrafo dois do mesmo artigo consta que "nas relações entregues ao árbitro pelos clubes, deverão constar os números dos documentos de identificação dos jogadores (carteira de identidade expedida por órgão público oficial) e os seus números de inscrição na CBF”.

Problemas judiciais a parte, pela quarta rodada o Independente-PA faz o clássico com último colocado do Grupo 2, o São Raimundo-PA, neste sábado, dia 6, às 19h, em Tucuruí, no Pará. O Trem-AP, empatado na liderança do mesmo grupo com o Sampaio Corrêa-MA, encara o Comercial-PI, no mesmo sábado, mas um pouco mais cedo, às 16h, em Teresina. O time amazonense folga na rodada.

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural