Porto 2x2 Santa Cruz

Num jogo em que prevaleceram a raça e a força física, Porto e Santa Cruz ficaram no empate por 2x2 no estádio Mendonção, em Belo Jardim, pela terceira rodada do grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro. O placar recebeu números finais aos 47 do segundo tempo, quando o lateral Altemar bateu falta com perfeição. Mesmo tendo deixado dois pontos escaparem no fim, o tricolor é líder isolado da chave, com cinco pontos.

Na próxima rodada, o tricolor do Arruda terá uma folga na tabela, pois o grupo tem cinco times. O reencontro com a torcida está marcado para o dia 14 de agosto, contra o Santa Cruz-RN. Já o Porto entra em campo no próximo domingo (7), contra o Guarani-CE.

Quem mais chamou a atenção nos primeiros minutos foram as poças de lama no gramado do Estádio Mendonção. Resultado, além da marcação dos jogadores, os dois times tiveram que driblar também esse problema. Por isso, levou certa vantagem a equipe que fez leitura de jogo mais rápido. Neste caso, o Santa Cruz.

Ao invés de correr com a bola dominada, os corais deram preferência aos lançamentos longos, principalmente pelo lado direito, com a dupla Weslley/Memo. Ressalte-se também a boa marcação no meio de campo feita pelo time da Capital que não deixava o Porto assustar Tiago Cardoso.

Tanto que a primeira finalização do Gavião só aconteceu aos 14 minutos, num chute de longe de Evandro. Já os tricolores chegaram com mais perigo bem antes, aos seis. Thiago Cunha recebeu de Dutra e bateu para Geday defender em dois tempos. O goleiro do Porto, inclusive, foi um dos jogadores que mais trabalhou na primeira etapa.

Embora o volume de jogo dos corais tenha sido bem superior, a maioria das finalizações ficou concentrada em Thiago Cunha. Na única vez em que "farejou" o gol, Kiros estava impedido após receber de Leandro Souza. Um dos motivos para a inibição do camisa nove tricolor foi a escassez de jogadas aéreas, o ponto forte dele. Quem aproveitou bem a bola alta foi o zagueiro Thiago Mathias, aos 37 minutos. Dutra bateu escanteio e o capitão subiu mais que todo mundo e mandou no canto de Geday.

O Porto voltou para o segundo tempo com Renan no lugar de Popó. Na teoria, uma mudança que não mudaria a estrutura tática do time. Já o Santa veio com a mesma formação mas foi obrigado a mexer logo aos três minutos. Thiago Cunha tomou uma pancada e foi substituído por Flávio Recife.

O início da segunda etapa marcou mudança também no placar. Pouco depois da entrada de Flávio Recife, Altemar desceu pela esquerda e chutou cruzado. Evandro veio em velocidade e chutou forte, no canto de Tiago Cardoso. A marcação tricolor não era a mesma do primeiro tempo e o Porto ganhou terreno. Foi preciso utilizar com competência a bola parada outra vez para o tricolor colocar o bonde nos trilhos. Aos 14 minutos, Weslley bateu falta na área e Kiros utilizou seu ponto forte, a cabeça, e desviou para as redes.

Apesar de comandar o placar novamente, o técnico Zé Teodoro percebeu que o time precisava ocupar mais espaços. Por isso, tirou o meia Renatinho, que já levava desvantagem num jogo com muito contato físico, e acionou o volante Chicão. A mudança deixou o Porto um pouco mais longe do gol de Tiago Cardoso. Mas, por outro lado, deixou a partida ainda mais truncada, já que a maioria dos jogadores do meio de campo tinham como característica a marcação.

Com a bola trabalhada com menos qualidade, coube aos dois times arriscar algo nos chutes de média e longa distância. Assim, cada um chegou perto em sequência. Aos 38, Memo passou por Baiano e mandou para o gol. Geday segurou. No minuto seguinte, Altemar deu o troco e Tiago Cardoso mandou a escanteio.

Os corais procuraram segurar mais a bola no ataque, principalmente com Flávio Recife, jogador que cumpriu melhor esse papel. Mas a bola parada, que fez a diferença em todo jogo, voltou a mudar o curso da história no final. Aos 47 do segundo tempo, Altemar bateu falta com perfeição e acertou o ângulo de Tiago Cardoso para deixar tudo igual.

Ficha do jogo:

Porto: Geday; Baiano, Moisés, Sandro Miguel e Altemar; Popó (Renan), Vágner Rosa, Evandro (Diogo), Jéferson Renan e Renato (Diego Costa); Lalá. Técnico: Laélson Lima.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Éverton Sena, Leandro Souza e Thiago Matias; Memo, Jeovânio, Weslley e Renatinho (Chicão) e Dutra; Thiago Cunha e Kiros (Maranhão). Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Mendonção, em Belo Jardim.

Árbitro: Emerson Sobral. Assistentes: Pedro Wanderley e Paulo Sergio Stefanello.

Gols: Thiago Mathias, aos 37 do primeiro. Evandro, aos quatro; Kiros, aos 14. Altemar, aos 47 do segundo tempo.

Cartões amarelos: Renan, Vágner Rosa, Popó, Thiago Mathias, Maranhão e Weslley.

Renda: R$ 36.000. Público: 2.680.


Fonte: Futebol Nordeste

2 comentários:

  1. Estou torcendo para o Santa Cruz subir para a serie c junto com o meu TUPI FC,pois,o Santa tem uma grande torcida e por isso não merece ficar de fora das principais divisões do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. O SANTA CRUZ TEM A MAIOR TORCIDA DA SERIE D, E ATE DE OUTRAS DIVISOES SUPERIORES, AGENT VAI SUBIR ESSE ANO CONCERTEZA.

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural