RR fora, entra o Fast/AM

A FAF (Federação Amazonense de Futebol) ganhou um grande 'abacaxi' para resolver nesta sexta-feira. Nesta quinta-feira, a FRF (Federação Roraimense de Futebol) comunicou que não irá indicar um representante para a disputa da Série D do Brasileiro 2011. Com a desistência dos clubes de Roraima, o estado do Amazonas terá direito a mais uma vaga no grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro 2011.

De acordo com o regulamento específico da competição, em caso de desistência do representante de Roraima ou Rondônia, a vaga será para a federação melhor ranqueada na CBF. O Amazonas figura na 18ª posição, podendo, assim, garantir o direito de ter mais um representante na competição nacional, pois está a frente do Mato Grosso (22º), Acre (23º) e Rondônia (25º).

Segundo o artigo 3º do regulamento específico da Série D, os critérios técnicos de participação dos clubes no campeonato são os seguintes: ter obtido a primeira classificação no campeonato estadual, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às Séries A, B e C. Como o campeão do ano passado foi o Penarol é o primeiro representante do Estado na competição.

Com a abertura de nova vaga na chave, agora a entidade maior do futebol amazonense deverá ser indicar novo representante de acordo com a classificação final do Estadual 2010, convidando seus filiados pela seguinte ordem: Fast/Ulbra, Princesa do Solimões, Nacional, São Raimundo, América e Sul América.

Por direito, o primeiro clube a ser comunicado é o Fast/Ulbra, pois de acordo com a disposição final do Regulamento da competição, em seu artigo 23, um clube poderá desistir de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2011, através do § 1º - a substituição de clubes, na hipótese de desistência de participação, dar-se-á, segundo os seguintes critérios: A) a vaga pertencerá ao clube classificado a seguir em relação à posição do clube desistente, na tabela de classificação da competição que originou a vaga; b) não havendo clube interessado no âmbito da federação originalmente detentora da vaga, observada a condição estabelecida no item (a), anterior, a vaga deverá ser preenchida pela federação que estiver melhor posicionada no RNF – Ranking Nacional das Federações, aplicando restritamente aos estados que compõem o grupo de clubes ao qual pertencem o clube desistente.

No ano passado, ocorreu a mesma situação no grupo A1 da Série D. Com a desistência do estado de Roraima, o Pará teve direito a mais uma vaga na competição nacional. Assim, a FPF teve que indicar o quarto colocado do Parazão, o Cametá, já que o Mapará era o primeiro da lista, após os representantes da Série C, Paysandu (1° colocado) e Águia (2° colocado), além do Remo (3°), que era o primeiro representante do estado na Série D.

Até o momento, o Grupo A1 da Série D é composto somente por Cuiabá-MT e Penarol-AM, restando ainda a definição dos estados do Acre e Rondônia.

Confira abaixo na íntegra o ofício da Federação Roraimense de Futebol:

Da: Federação Roraimense de Futebol-FRF-RR.
Ao: Diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol-CBF-RJ.
Dr. Virgilio Elisio da Costa Neto.
Assunto: Informação (FAZ)


Senhor Diretor,


De ordem, venho por meio deste, informar que o CAMPEÃO e VICE CAMPEÃO do Estadual de 2011, não irão participar do Campeonato Brasileiro Série "D" de 2011, como também os demais clubes participantes do Campeonato.
Sendo assim conforme pedido feito pelo nobre diretor, Roraima não terá representante no Campeonato Brasileiro Série "D", do corrente ano.


Atenciosamente,


Denilson Ubiratan Sabino da Silva
Sec-Geral da FRF-RR

Fonte: Futebol do Norte (FN), com informações do Jornal A Crítica

10 comentários:

  1. MAIS O FAST CONFIRMOU MESMO A SUA PARTICIPAÇÃO?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não foi confirmado, mas a vaga passa pra ele. Falta oficializar com a CBF.

    ResponderExcluir
  3. É bem como foi citado: ABACAXI

    Competição sem nenhum apoio da CBF, fica realmente parecendo um castigo ser indicado para participar.

    ResponderExcluir
  4. O INDICADO FOI O NACIONAL DE MANAUS, VISTO QUE CBF NÃO VIU COM BONS OLHOS A INDICAÇÃO DO FAST, EM DECORRÊNCIA DO WO QUE TIME LEVOU NO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2008.

    ResponderExcluir
  5. A vaga não será do FAST e sim do Nacional!!

    http://acritica.uol.com.br/craque/FAF-Nacional-Serie-Campeonato-Brasileiro_0_500949955.html

    ResponderExcluir
  6. A FAF, ignorando qualquer lógica ou ética, indicou o Nacional. Fast já era.

    ResponderExcluir
  7. Não será mais o Fast, o Nacional e FAF passaram a perna na equipe e tomaram a vaga na cara dura.

    NACIONAL segundo representante do Amazonas

    ResponderExcluir
  8. Nacional F.C vai ser o segundo time do Amazonas que entrará na competiçao na verdade.

    ResponderExcluir
  9. O faf escolheu o segundo representante do amazonas atraves do ranking de clubes da cbf. Portanto quem fica com a vaga eo nacional primeiro melhor colocado entre os clubes amazonenses depois vem s.raimundo,r.negro etc...

    ResponderExcluir
  10. Quem foi escolhido como 2º representante do Amazonas, foi o NACIONAL FC.

    Sou o Daniel, que postava noticias do futebol amazonense no seu blog em 2009, queria voltar a postar esse ano, sobre os clubes do Norte, tem como eu eu entrar de novo no grupo?
    O que eu faço?
    Abraços.

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural