São Raimundo corrige os números em campeonato

Somente os torcedores mais fanáticos do futebol paraense não atribuem ao São Raimundo o crédito da equipe que salvou o ano do Pará no cenário futebolístico nacional, ao conseguir o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série C de 2010. Desde o início da Quarta Divisão, a cada fase conquistada, o alvinegro era dado como “azarão” do torneio e os matemáticos davam poucas probabilidades de a Pantera conseguir a classificação para a Terceirona. Mas a coisa mudou.

Antes do jogo de ida das semifinais do Campeonato Brasileiro da Série D, o site “Chance de Gol”, do estatístico Marcelo Leme de Arruda, apontava Chapecoense (SC) e Alecrim (RN) como os favoritos para decidirem o título. Mas como matemática e futebol não costumam andar juntos, agora é o São Raimundo e o Macaé (RJ) que surgem como garantidos para a fase final do primeiro ano da competição nacional.

O São Raimundo surge com 86% de chances de disputar o título, contra 14% do time potiguar. Antes, a Pantera aparecia com apenas 29,1% para estar na final, contra 70,9% do seu adversário. Mas o Macaé é o clube favorito a levantar a taça do torneio, com 44,4%, enquanto que o Mundicão, segundo os números, surge com 39,7% chances de colocar a mão no troféu. A situação incomoda o técnico da Pantera, Lúcio Santarém, que a cada jogo vai calando a boca dos estatísticos e críticos.

“Nos primeiros cálculos, o São Raimundo sempre apareceu como azarão. Não sei o porquê disso. Essa mentalidade de que o Norte sempre fica para trás é coisa de tempos passados. Essa é a minha insatisfação.”

fonte: Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural