STJD - Decisão sobre a Série D sai nesta sexta-feira

O futuro da primeira temporada da Série D do Campeonato Brasileiro será definido na tarde desta sexta-feira. Depois de o Sergipe entrar com um recurso no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na tarde desta última quinta-feira, o tribunal irá decidir sobre o pedido de classificação da equipe à quarta fase, o equivalente às quartas de final, da competição nacional.

No entanto, mesmo sem saber o futuro do time na competição, o Sergipe prepara uma manobra para 'melar' o campeonato. Caso receba uma resposta negativa do Superior Tribunal de Justiça, o time nordestino utilizará um item do Estatuto do Torcedor para paralisar a Quarta Divisão do futebol brasileiro, logo em sua primeira temporada. Para prejudicar o andamento da Série D e seguir brigando por uma vaga, o Alvirrubro utilizará 'torcedores laranjas'.

"O presidente em exercício do STJD (Virgílio da Costa) pediu informações sobre o caso e amanhã os auditores irão votar, aí veremos se o clube sairá satisfeito na Justiça Desportiva. Se não, naturalmente, existem torcedores que irão acionar o Estatuto para fazer a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), dentro do seu departamento técnico, deixar de procurar entender a regra e fazer cumprir o regulamento da Série D, como deveria", afirmou o advogado do Sergipe, Álvaro Fraga, diretamente do Rio de Janeiro, em contato telefônico com a reportagem.

De acordo com o advogado do Sergipe, a decisão do STJD sobre o caso deverá ser divulgada a partir das 15 horas desta sexta-feira, após votação na sede da entidade. Em caso de vitória nos tribunais, a equipe nordestina garantiria uma vaga entre as oito melhores equipes do torneio e seguiria viva na disputa pelo acesso à Série C no lugar do Tupi-MG, que enfrentaria o Macaé-RJ na etapa seguinte.

Na última etapa da Quarta Divisão Brasileira, os mineiros foram eliminados pelo próprio Macaé. O empate por 1 a 1 em Minas Gerais, somado à igualdade sem gols no Rio de Janeiro excluíram o Tupi de uma classificação direta, devido ao número de tentos marcados fora de casa. Dentro da terceira fase da competição, o Alvinegro somou dois pontos.

Por outro lado, o Sergipe exige um lugar nas quartas de final por conta da vitória de 3 a 1 sobre o Alecrim-RN, na partida de ida, no estádio Batistão, em Aracaju. Na decisão da vaga, os sergipanos sofreram um revés de 3 a 0, mas deixaram a competição com um triunfo na etapa, superando o Tupi por um tento na tabela dos 'melhores perdedores'.

Confira abaixo o trecho do regulamento utilizado pelo Sergipe para reivindicar um lugar nas quartas de final da Série D:

CAPÍTULO IV
Do Sistema de Disputa
Artigo 10

c) 3ª Fase: os dez clubes classificados na 2ª fase, divididos em cinco grupos de dois clubes cada, jogam entre si em ida e volta dentro de cada grupo, classificando-se os clubes vencedores de cada grupo e mais os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da 3ª fase.

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural