Macaé - Semana para aliviar a tensão

Prestes a completar 40 jogos na temporada, o Macaé Esporte aproveitou a folga no calendário da Série D do Brasileiro para diminuir a intensidade da carga de trabalho. E o foco da comissão técnica, desde o início da semana, tem sido os treinos regenerativos. Como a equipe só voltará a campo no dia 13, no jogo da volta contra o Tupi, pela terceira fase da competição, os atletas alternam atividades aeróbicas com treinos técnicos.

- Na verdade, demos uma diminuída na intensidade do trabalho. Vínhamos em uma seqüência de jogos desde o Campeonato Carioca e os treinos regenerativos têm como objetivo melhorar os níveis cardiorrespiratórios dos atletas e evitar lesões musculares. Precisávamos dessa folga na tabela para dar uma quebrada no ritmo com que vínhamos tendo desde a pré-temporada - explicou o preparador físico e professor Narciso Dias.

Segundo ele, até a musculação realizada na academia do Ginásio Municipal ganhou outro foco.

- Nesta semana, nós treinamos duas vezes na academia (terça e quinta pela manhã), e estamos fazendo um trabalho de resistência muscular localizada, que é diferente da musculação - frisou Narciso, que também é fisiologista e professor universitário.

Na quarta-feira (02) pela manhã, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o preparador físico comandou uma avaliação dos níveis cardiorrespiratórios dos atletas, conhecida como biptest.

- O trabalho consiste em corridas de 20 metros de velocidade crescentes. O objetivo é fazer o maior número possível de repetições. A velocidade da corrida é determinada pelo bip. A cada estágio, o ritmo do bip aumenta, e os atletas encerram o teste quando não conseguem mais acompanhar a velocidade estabelecida - disse.

O professor Narciso Dias informou ainda que, numa nova brecha no calendário, o grupo fará uma série de avaliações no Instituto Superior de Ensino do Auxiliadora (ISECENSA), em Campos.

- Precisamos fazer uma avaliação da composição corporal, teste de força dos membros inferiores dos atletas, exames de glicemia e aferição da pressão arterial - concluiu o preparador físico.

Nesta sexta-feira (04), pela manhã, o grupo participa de um treino técnico no Cláudio Moacyr e, no dia seguinte, o trabalho físico será realizado na Praia dos Cavaleiros.

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural