Naviraiense corre risco no STJD

Nas divisões inferiores do futebol brasileiro é muito comum um time abandonar a partida, quando se sente prejudicado pelo árbitro e a maneira encontrada para isso é com os jogadores simulando contusões. A Série D já registrou o primeiro caso, que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto, a partir das 17h.

O time em questão é o Naviraiense/MS, que na partida contra a Chapecoense/SC teve quatro jogadores expulsos e restando dez minutos para o término, o zagueiro Júnior Camaçari deixou o campo alegando contusão. O árbitro Elcio Paschoal Borborema esperou dez minutos para seu retorno, que não aconteceu, encerrando assim o confronto antes do tempo previsto.

Por conta disso, o clube foi denunciado no artigo 205 (dar causa à não realização ou impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por simulação de contusão, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

A pena prevista neste artigo é de multa variante entre R$ 10 mil e R$ 200 mil, perda de pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento, e proibição de participar do subseqüente campeonato.

Também neste processo estão envolvidos quatro jogadores do Naviraiense, todos expulsos na partida diante do Chapecoense. Quintino responderá por atitude contrária à disciplina – artigo 258 – por ter chutado a bola pra longe da marcação do árbitro. Ele pode pegar até dez partidas de suspensão. Por jogadas violentas – artigo 254 –, Campanário e Kel foram outros denunciados.

Já Cleber, por ter dado um soco num adversário, conforme relatou o árbitro na súmula, pode pegar até 540 dias de suspensão, uma vez que foi denunciado por agressão física – artigo 253 do CBJD.

fonte: justicadesportiva.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural