Série D aumenta participantes e muda o formato





A CBF resolveu fazer uma grande mudança na Série D em 2016, o torneio volta a ser disputado em grupos de 4 equipes, mas dessa vez teremos 48 participantes. Esses clubes serão divididos em 12 chaves, avançando para a segunda fase os dois melhores de cada, mais os oito melhores terceiros, se enfrentando em confrontos mata-matas, até a definição do acesso (que segue em 4), e posteriormente do titulo.

Assim, o número de representantes de cada estado também muda:
4 vagas: SP (ganhou duas)
3 vagas: RJ e MG (cada um ganhou uma)
2 vagas: SC/RS/PR/GO/PA/BA/AL/PE/RN/CE (em vermelho ganharam uma)
1 vaga: MT/MS/DF/AC/RR/RO/AM/TO/AP/MA/PB/SE

3 comentários:

  1. Eu não gostei particularmente. Acho que essa fase com apenas 6 jogos muito pouco e ainda regionaliza demais. Afinal de contas não temos duas emissoras que transmitiram a competição? Então a CBF poderia fazer uma parceria com ambas (já que o EI e a TV Brasil estão cobrindo o futebol das divisões inferiores, ótimo) e faz uma competição mais viável. Na minha visão a Série D poderia ter os mesmos 40 times, com acesso e descenso, e criando uma Série E com 64 times. E as federações que tiverem times que não tenham atividades que criem competições para dar atividade a essas agremiações. Futebol é negócio? Clube parado é prejuízo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas fiquem espertos o Brasileiro Série deste ano vai ganhar mais clubes. Cada Estado terá mais uma vaga, tirando os 48 que já entraram direto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adiantou nada. 48 times e o máximo que uma equipe jogará na primeira fase é 6 partidas. Ficou pior que nos primeiros anos de Série D.

      Excluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural