Estaduais de 2016 também valerão vaga para 2017

A Confederação Brasileira de Futebol, através do Departamento de Competições, expediu na tarde desta 5ª feira (05) o ofício nº 777/15, que delibera sobre a participação dos clubes no Campeonato Brasileiro da Série D 2016. A CBF definiu que as equipes classificadas para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2016, a partir de seus estaduais, também serão os representantes das federações na competição em 2017.

O ofício ainda abre a possibilidade da realização de um torneio seletivo para definição dos representantes. Em 2015, os dois representantes catarinenses no Brasileiro Série D foram definidos através da classificação do Catarinense Série A.

Ainda com relação ao torneio seletivo, o mesmo deverá contar com a participação mínima de quatro equipes que disputaram o Catarinense Série A de 2016.

Veja AQUI o oficio recebido pela federação de SC.

11 comentários:

  1. Gostaria de perguntar se os torneios seletivos realizados neste ano de 2015, que valerão vaga para série D do ano que vem, no casos as Taças RJ, PR, BA e RS, TAMBÉM deveriam ter somente clubes da Primeira Divisão de cada Estado como diz o ofício ou poderiam ter clubes da segunda ou terceira divisão também.
    Obrigado pela atenção.
    Ângelo Defino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderá ter clubes de segunda e terceira divisões, mas para valer vaga na Série D, deverá contar com ao menos quatro equipes da primeira divisão na disputa.

      Excluir
    2. Não é o que fala o ofício, amigo. Textualmente:"Na hipótese da concessão de vaga via Torneio Seletivo, esse torneio necessariamente deverá ser disputado por um número mínimo de quatro clubes e todos os
      participantes devem pertencer à 1ª Divisão de Profissionais no ano anterior ao campeonato que se destina a vaga." Todos os participantes devem pertencer a Primeira Divisão

      Excluir
    3. Ficou meio confuso, mas essa parte se refere ao campeonato ter apenas 4 participantes, porém o que vale é que em todos os seletivos, deverão ter ao menos quatro participantes da primeira divisão estadual, assim como é atualmente.

      Excluir
    4. Não achei não Amigo eu Intendi Muito Bom Mas Preferia com Mais Clubes. 64 Times

      Excluir
    5. angelo.defino, o ofício é de fato confuso. A confusão se estabelece no começo do segundo parágrafo quando não se diz explicitamente a qual dos dois grupos de torneios seletivos ele se aplica. A possibilidade que o ofício abre é de realização de um torneio seletivo excepcional para atribuir a vaga na Série D de 2017 pelas federações que possuem uma única vaga, ou seja, as ranqueadas do 10º ao 27º lugares. Leia o trecho do primeiro parágrafo com atenção:

      "podendo, no entanto, ser realizado um torneio seletivo, no segundo semestre de 2016, pelas federações de tenham direito a UMA VAGA, para definição DO SEU CLUBE classificado para 2017"

      Os grifos são meus. Se trata de um torneio seletivo excepcional, para esse período de transição, que poderá ser promovido pelas federações que possuem uma única vaga para a Série D caso elas queiram evitar a dupla qualificação, ou seja, caso elas não queiram que o campeão estadual (ou melhor colocado sem Série) de 2016 ganhe tanto a vaga para a Série D de 2016 quanto de 2017. A vaga para Série D de 2017 poderá ser atribuída em um torneio seletivo estadual no segundo semestre de 2016 seguindo as regras estabelecidas no segundo parágrafo do ofício, ou seja, com pelo menos 4 clubes e com todos participantes pertencentes à primeira divisão de 2016. Essas regras se aplicam a esse torneio seletivo excepcional já que o torneio seletivo a que tem direito as federações com 2 vagas, as ranqueadas do 1º ao 9º, para atribuir a segunda vaga já tem as suas regras definidas no Regulamento geral das Competições (RGC), no artigo 24, e no Regulamento Específico da Competição (REC), no artigo . Abaixo trecho do RGC:

      "Art. 24 – Tratando-se da realização de torneio seletivo ou competição equivalente no âmbito das federações estaduais com o objetivo de classificar clubes para certames nacionais, tais torneios somente serão reconhecidos pela CBF se disputados por, no mínimo, quatro (4) clubes da principal série ou divisão da federação.

      Parágrafo único – Neste caso exige-se a aprovação da tabela e do regulamento da competição pela DCO com, pelo menos, sessenta (60) dias de antecedência, sob pena do não reconhecimento da competição que visa a classificação de clubes para certames nacionais."

      http://cdn.cbf.com.br/content/201501/20150106120430_0.pdf

      Trecho do REC:

      "Art. 3º - Os critérios técnicos de participação dos clubes no Campeonato são os seguintes:

      1) Critério 1: Ter sofrido decesso no Campeonato Brasileiro da Série C de 2014;
      2) Critério 2: Ter obtido a primeira classificação no Campeonato Estadual, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às séries A, B e C;
      3) Critério 3: Ter obtido a segunda classificação no Campeonato Estadual, uma vez excluídos os clubes já pertencentes às séries A, B e C; esse critério é restrito às Federações posicionadas de 1 a 9 no RNF.

      § 1º - As Federações que de acordo com o critério 3 tenham direito a duas vagas poderão conceder a segunda vaga para o clube vencedor de um Torneio Seletivo que venha a ser disputado com essa finalidade e cuja realização tenha sido aprovada pela CBF.

      § 2º - Na hipótese da concessão de vaga via Torneio Seletivo, esse torneio necessariamente deverá ser disputado por um número mínimo de quatro clubes da 1ª Divisão de Profissionais ou divisão equivalente, qualquer que seja a sua denominação."

      http://cdn.cbf.com.br/content/201507/20150706175028_0.pdf

      Excluir
    6. continuando...

      Nos torneios seletivos para atribuição da segunda vaga das 9 federações melhores ranqueadas somente é exigida a participação de 4 clubes da primeira divisão estadual, não se exige que todos os clubes participantes do torneio sejam da primeira divisão estadual.

      Na prática esse torneio seletivo excepcional, para as federações que optarem por realizá-lo, vai ser uma espécie de segundo round dos estaduais de 2016 valendo a vaga na Série D de 2017. É provável que a maioria dos clubes em alguma série, se não todos, não disputem esse torneio. Deve ser disputado na janela entre o fim das quartas-de-finais da Série D de 2016, que se encerram em 4 de setembro, e o dia limite para indicação do representante na Série D de 2017, dia 31 de outubro.

      Excluir
  2. Foi Bom sim Mas Preferia a Série D de 2016. Com 64. Clubes. Assim série Bem melhor

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural