São Caetano 0x0 Botafogo

Por 
São Caetano do Sul, SP


O Botafogo-SP é o primeiro clube a garantir o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. E uma classificação heroica diante do São Caetano. Com um homem a menos durante quase 30 minutos no segundo tempo, o Pantera conseguiu segurar o ataque do Azulão e, com o 0 a 0 na noite desta sexta-feira, no Anacleto Campanella, ficou com a vaga na semifinal da Série D.

A noite histórica para o Tricolor quebra um jejum que já incomodava o torcedor. Desde 2003 o Botafogo não disputava a terceira divisão nacional. A comemoração desta sexta se deve muito ao resultado da primeira partida, vencida pelo Pantera por 2 a 1, no lotado Estádio Santa Cruz.
No Anacleto Campanella, a partida teve extremos de um tempo para o outro. Após uma primeira etapa ruim, com muitos chutões e pouco futebol, a segunda ficou marcada pela expulsão do meia Vitinho, aos 24 minutos. Com dez em campo, o Botafogo se fechou (perdeu ainda o lateral Daniel Borges, machucado), sofreu pressão do São Caetano, mas conseguiu segurar o empate.

Garantido na Série C, o Bota aguarda o término das quartas de final para a definição dos confrontos das semifinais da competição. Já o São Caetano se despede e, pela primeira vez em 18 anos, não terá calendário nacional em uma temporada completa, já que em 2016 disputará apenas a Série A2 do Paulista, sem vaga na Série D do Brasileiro.

Nesses 18 anos, o Azulão chegou por duas vezes ao vice-campeonato do Brasileirão – 2000 e 2001 – e também alcançou uma decisão da Libertadores, em 2002. Foi campeão paulista em 2004 e neste ano fez a melhor campanha da fase de grupos da Série D. No entanto, perdeu fôlego na hora que mais precisava e desperdiçou a chance do acesso.

São Caetano x Botafogo-SP (Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo)Empate garantiu o acesso do Botafogo (Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo)

Pena da bola
Por ser dia útil, uma sexta-feira, e o horário, 19h, o público demorou a chegar ao Anacleto Campanella. Mas os fãs do Azulão que chegaram ao decorrer da primeira etapa não perderam um único momento de bom futebol. A somatória dimensões reduzidas do gramado, má condição do campo e zaga do Bota bem postada garantiu que o placar ficasse inalterado.

O goleiro Neneca, do Pantera, até fez algumas intervenções, mas nenhuma que assustasse o torcedor botafoguense. Ambos os times abusaram dos chutões para frente, facilitando o trabalho das defesas.
– É preciso colocar a bola no chão – alertou o meio-campista Diego Pituca, do Botafogo.
Os pedidos do jogador tricolor não foram atendidos e o panorama pouco mudou nos primeiros minutos. O São Caetano tentou pressionar, mas parou na zaga botafoguense. Quando tinha o contra-ataque, o Pantera de Ribeirão não conseguia encaixar.

O marasmo só terminou quando o meia botafoguense Vitinho, aos 24, evitou um contra-ataque do Azulão e foi expulso por falta em Xuxa. Logo em seguida, Wesley acertou a trave de Neneca, e, no rebote, Bruno Recife errou a finalização. O drama continuou, com o São Caetano no ataque com seus 11 atletas, e o Tricolor com seus dez homens na área. No fim, a defesa tricolor se sobressaiu e garantiu o time de volta à Série C após 12 anos.

2 comentários:

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural