Tombense, Caldense e Guarani desistem e Nacional representa MG

O Nacional de Patos de Minas é o terceiro representante de Minas Gerais na Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em junho. Com a desistência de Tombense, Caldense e Guarani, que terminaram o Campeonato Mineiro acima do Búfalo, a vaga no Campeonato Brasileiro 'sobrou' para o nono colocado do Estadual. A afirmação foi do presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino.

Existem duas vagas para os clubes mineiros na Série D do Brasileiro por meio do Estadual. Campeão do interior e terceiro colocado no Mineiro, o Villa Nova já confirmou presença e está no grupo A6, juntamente com Aracruz-ES, Nova Iguaçu-RJ, Resende-RJ e Tupi de Juiz de Fora, que foi rebaixado da Série C em 2012.

Com a confirmação, o Nacional fica no grupo A7, juntamente com Santo André, que foi rebaixado em 2012 da Série C,  Juventude, quinto colocado no Campeonato Gaúcho, Marcílio Dias, que está na Segunda Divisão do Campeonato Catarinense, e o Penapolense, vice-campeão do Interior de São Paulo. A estreia dos mineiros está marcada para 9 de junho, contra o Santo André, no ABC Paulista.

Entenda o caso

A segunda vaga de Minas Gerais, pelo regulamento, deveria ser do Tombense. Terceiro na classificação geral do Mineiro, a equipe de Tombos terminou em quarto lugar e, consequentemente, ficou com a segunda vaga para a Série D. Mas o presidente do clube, Lane Gaviolle, descartou a possibilidade do alvirrubro disputar a competição nacional. “Não temos interesse e não vamos participar da competição”, afirmou, sem se justificar.

Com isso, a vaga ficou à disposição da Caldense, que terminou o Campeonato Mineiro no 6º e seria a próxima equipe qualificada, uma vez que o Tupi, quinto colocado, já tem vaga garantida na competição.

Consultada pela Federação Mineira sobre a possibilidade de disputar o Campeonato Brasileiro, a diretoria da Caldense estudou a possibilidade, mas não aceitou, por ver inviabilidade na montagem do elenco. “Nós recebemos a notificação da Federação Mineira de Futebol, de que o Tombense desistiu da vaga, no dia 12. Tínhamos interesse em disputar a competição, mas é humanamente impossível montar um elenco para disputar um Campeonato Brasileiro em 15 dias. Pela falta de tempo, nos também abdicamos da nossa vaga”, disse Alex Joaquim Ferreira, gerente de futebol da Veterana.

A vaga caiu, então, no colo do Guarani, mas a equipe de Divinópolis também desistiu. Em nota oficial divulgada pelo clube, a diretoria justificou. “O Guarani Esporte Clube informa que recusou o convite para participar da Série D. Sabemos que a participação seria de fundamental importância para a continuidade do trabalho técnico desenvolvido no primeiro semestre e que gostaríamos muito de manter o grupo que aqui esteve em um trabalho continuado. A situação financeira do clube não nos permite o mesmo. A competição foi orçada em um valor de aproximadamente R$ 150 mil mensais, recurso que o clube não possui e o pouco tempo para dar resposta ao convite inviabilizou a busca pelo mesmo”, informa a nota.

O Nacional de Patos de Minas não perdeu tempo. Depois de terminar em nono o Campeonato Mineiro, a equipe disputará a Série D do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo. Em 2012, após o quinto lugar no Estadual, o Búfalo se classificou em segundo no grupo A6, com 13 pontos, em oito jogos. Nas oitavas de final, a equipe mineira foi eliminada pelo Crac-GO, por ter sofrido mais gols fora de casa.

Quem confirmou a participação do Nacional na Série D do Campeonato Brasileiro foi Paulo Schettino, presidente da Federação Mineira de Futebol. “Quem vai ficar com a segunda vaga do Campeonato Mineiro é o Nacional de Patos de Minas. A diretoria da equipe já nos confirmou após a desistência do Guarani”, afirmou o mandatário à reportagem.


Fonte: Super Esportes

5 comentários:

  1. Acabou de sair a tabelha detalhada da série D no site da CBF e nela consta o time do Tombense, será que eles desistiram mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Sim, desistiram.

    Só acredite em tabela que estiver no site da CBF, e não em outros lugares.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi exatamente no site da CBF, foi publicada a tabela detalhada hoje.

    ResponderExcluir
  4. O Naciona PM irá desistir da vaga, confiram no globoesporte. Eu acredito que o América TO não irá participar e o araxa deve herdar a vaga

    ResponderExcluir
  5. I was able to find good information from your
    blog posts.

    My web site electronic cigarette reviews

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural