Tombense Futebol Clube

Cidade: Tombos/MS
Fundação: 07/09/1914
Mascote: Gavião-Carcará






HISTÓRIA

No dia 7 de setembro de 1914 um grupo de garotos de 13 e 14 anos se organizou e formou o Tombense Futebol Clube. Liderado pelo pai de um daqueles garotos, o Senhor Vieira é considerado o fundador do clube. Na Era amadora, o tombense-se destacou-se ao conquistar o campeonato da zona da mata mineira no ano de 1935, contra o Tupi de Juiz de Fora, em jogo final realizado em Carangola, cidade vizinha de Tombos. Durante as décadas seguintes, o Gavião Carcará revelou alguns atletas que posteriormente jogaram em equipes de maior porte, Vasco, Flamengo, Atlético-MG, etc.
Em 1999, os empresários Eduardo Uram e Lane Mendonça Gaviolle, da empresa Brazil Soccer, começaram a gerir a Tombense para profissionalizar e melhorar o time. O Tombense começou a aparecer no cenário estadual na década de 2000, quando reformou seu campo, o Estádio Antônio Guimarães de Almeida, construiu uma concentração, ativou times em diversas categorias e passou a disputar o Campeonato Mineiro. Em 2001 o Tombense já era campeão mineiro das categorias infantil e juvenil.
Em 2002, conquistou o seu primeiro título de Campeão Mineiro da Segunda Divisão. Estreou no Módulo II em 2003, com uma campanha modesta.
Em 2004 foi rebaixado e só voltou a disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 2006. Novamente conseguiu chegar ao título, mas recusou a vaga ao Módulo II de 2007.
Em 2009 disputou novamente a 2ª Divisão, ficando com o segundo lugar e classificando para o Módulo II de 2010.
Em 2012 foi vice-campeão do Módulo II. Dessa forma, conquistou uma vaga para a disputa do Módulo I do Campeonato Mineiro de Futebol (principal divisão do futebol mineiro) em 2013. Nesse torneio, o iniciante Tombense fez bonito e se classifica entre os 4 melhores do campeonato, conquistando uma vaga nas semifinais e além disso consegue outro feito inédito que é uma participação em uma competição a nível nacional, o Tombense classifica-se para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013 - Série D e termina como vice-campeão do interior.



Participações Nacionais:
Série D: 01 participação (2014)
Copa do Brasil: 01 participação (2014)

Campanha nos últimos Estaduais:
2014:
2013: 4º
2012: 2º (segunda divisão)
2011: 7º (segunda divisão)
2010: 8º (segunda divisão)
2009: 2º (terceira divisão)

Estádio: Antônio Guimarães de Almeida
Capacidade: 3,300


HINO

Fundado em 1914
Tombense é raça, é tradição
Sua história traduz em suas cores
Sua torcida mais pura emoção

O vermelho é garra e coragem
O branco muita paz e união
Vamos Tombense
Vamos jogar para vencer

Em toda a partida
Jogaremos com você
Vamos Tombense
Força, raça, amor e fé

Estaremos com você
Aonde você estiver
Somos Tombense não importa o lugar
Seja no céu, na terra ou em qualquer lugar
Somos Tombense não importa o lugar
 

Seja no céu, na terra ou em qualquer lugar

6 comentários:

  1. esse time esdruxulo vai desistir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois disso a TOMBENSE foi campeã do interior (MG), ganhou o Campeonato Brasileiro da série D e acaba de eliminar o Sport Recife na Copa do Brasil.

      Excluir
  2. vai desistir msm pq time assim q acaba de subir para elite do estadual de primeira nao presta

    ResponderExcluir
  3. Resposta para o cidadão que não teve nem mesmo o senso de se identificar no cometário.
    Meu nobre ignorante, se você não tem conhecimento, o clube "Tombense Futebol Clube" fará 100 anos em 2014 e só não tinha uma visibilidade maior pelo fato de não te havido investimento para a prática do futebol profissional. Hoje o clube é gerenciado por um dos maiores investidores do futebol breasileiro, o empresário Eduardo Uran, que por sinal empresaria grandes nomes do futebol nacional, inclusive grande parte de atletas do Flamengo, Figueirense e outros. No seu primeiro ano como debutante da 1ª divisão do mineiro já ficou em 4º lugar, mostrando ao que veio. Se o escudo é sem graça, imagina outros ai pelo Brasil. Basta conferir. No mais, vc tem noção do projeto do clube. Então vai procurar uma enxada e capinar, porque deve ser bem o que vc sabe fazer. A inveja é a alma dos incopetentes.

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural