Presidente do STJD determina suspensão das Séries C e D nacionais

As Séries C e D do Campeonato Brasileiro não têm mais data prevista para ver a bolar rolar. Atendendo a um mandado de garantia, com pedido de liminar, do Santo André, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, determinou no fim da tarde desta quarta-feira, dia 23 de maio, liminarmente, a suspensão das competições até que haja uma solução definitiva, em juízo, das ações e medidas judiciais que colocam em risco a disputa. Além do Santo André, Treze/PB, Rio Branco/AC, Brasil de Pelotas/RS e Araguaína/TO brigam por vagas na Terceira Divisão.

Depois que a CBF acatou a liminar da Justiça Comum gaúcha para incluir o Brasil de Pelotas na Série C, o Santo André, que automaticamente perdeu a vaga, briga para não se ver fora da competição nacional. Uma decisão da Justiça paraibana, publicada na última sexta-feira, também determina a inclusão do Treze na competição, no lugar do Rio Branco/AC. Mas a equipe do Acre conta com decisão estadual da Justiça garantindo o seu lugar.

Além da preocupação com o andamento das competições, o presidente do STJD se mostra preocupado com as normas da Fifa. “É óbvio que a soberania de cada País pode editar normas a respeito de matéria desportiva. Mas, sendo essas normas contrárias às da Fifa, a entidade internacional pode, sem ferir a soberania do País, desfiliar o atleta, o clube ou a entidade a ela filiados”, destaca Rubens Approbato em seu despacho desta quarta.

A Fifa proíbe que as federações a ela filiadas tenham litígios em órgãos do Judiciário que não pertencem exclusivamente ao esporte. Assim, este imbróglio judicial pode gerar punições e até o desfiliamento da CBF junto à Fifa. A entidade máxima do futebol será comunicada desta decisão do STJD.

As Séries C e D nacionais estavam previstas para começaram neste próximo final de semana, com rodadas pelo país afora. Agora, somente após resolvidas essas pendências é que as equipes poderão ir a campo, seja lá quais elas são.

17 comentários:

  1. se os diretores do clube do remo usarem 0000000,1% de suas fabulosas inteligencias o REMO fara uma belissima campanha na serie D 2012.

    ResponderExcluir
  2. Por que não juntam os 40 clubes da série D com os 20 clubes da série C e fazem uma única competição. Só assim acaba com essa situação.

    ResponderExcluir
  3. DEUS QUERIA Q Ñ...
    ...MAS O REMO VAI CAIR NA 1ª FASE COMO SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  4. Agora todo o cronograma, folha salarial, contratos com jogadores foram alterados, prejuízos vão vir por causa de "meia dúzia". Dizem por aí que a região norte que não tem profissionalismo, e o futebol é mais fraco, pode até ser mais fraco será que é só nós mesmo?
    Estamos em uma situação em que a justiça comum pede o adiamento de duas competições nacionais por causa de brigas de times!! Será que não tem regras neste futebol brasileiro? é preciso adiar 2 competições por causa de uns bonitinhos por aí?
    Tomara que a CBF desfilie mesmo estes timecos, o Brasil já está muito avançado no futebol para existir ainda essa falta de profissionalismo por parte de alguns clubes.

    ResponderExcluir
  5. Amigos em que base estes times estão reividicando isto ??

    ResponderExcluir
  6. A Cbf que reformular a tabela da serie e D do Brasileiro, e marcar jogos para o meio e final de semana para que possa manter o cronograma, e assim não prejudicar os clubes que se planejaram de acordo com calendário do campeonato.

    ResponderExcluir
  7. o LEÃO este ano vai subir para a terceirona!a CBF não deveria dar confiança pra esses protestos e começar logo esse campeonato das series C e D!

    ResponderExcluir
  8. sigo dizendo q o justo seria vaga na C para Araguaína e D Rio Branco ... Treze sem série, Brasil na D, SA na C ... seria o justo

    ResponderExcluir
  9. quando vai começa mesmo esta serie c ,pelo amor de DEUS BRASIL COMRRUPITO!

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo o justo mesmo é o Brasil e o Treze junto com o Araguaína ser punido e ficar sem participar do campeonato.

    ResponderExcluir
  11. Estou fora de Belem a muito tempo e nao consigo uma encontrar uma explicao para justificar o motivo pelo qual o campeao Paraense nao joga a serie D. alguem sabe...

    ResponderExcluir
  12. O Remo podia comprar uma vaga na serie C ou ate mesmo B.

    ResponderExcluir
  13. Sabe qual é realmente o justo meu amigo! é o Treze, Brasil de Pelotas e Araguaína ser banido do futebol, vaga se ganha no campo e não na justiça comum, e essa justiça comum quando é um assunto de relevância para a população não faz um mínimo esforço para fazer justiça.

    ResponderExcluir
  14. Se eu fosse a FIFA mandava excluir os times da CBF permanentemente e sem fim, para servir de exemplo, futebol se ganha no campo não no tribunal, timinho é que fica brigando por vaga no judiciário.

    ResponderExcluir
  15. Se ainda existir bom-senso por parte dos responsáveis por tomar decisões na FIFA, a decisão mais cabível e racional a ser tomada, é q reformulem a tabela da série D o mais depressa possível, de maneira q os jogos sejam realizados nos meios e finais de samana, para q possam não prejudicar os times q não tem nada haver com essa história de briga judicial, sendo q os mesmos, já planejaram contratos e folhas salariais, conforme as datas q já tinham sido lhes passado. Sendo assim, o q se espera, é q essa decisão seja tomada o mais rápido possível, para q a maioria não sejam prejudicados, por uma minoria anti-profissional.

    ResponderExcluir
  16. isso mostra que o Brasil esta andando para trás pois o membro superior agora não tem a sua competência para iniciar a competição.

    ResponderExcluir
  17. atenão . . . .o clube do remo está com folha salarial paga e tem praticamente dois times prontos vai abalar vai arrasar!!! hehehhehehehe . . . da-lhe leão es o rei da selva . . . . . . . . .tadinho do payssandú não arranja adversario pra treinar e pede pro fenomeno azul ir para o mangueirão encher arquibancadas . . .no reXpa . . .cade a torcidinha . .heim alguem viu . . . coitadinhos media de publico no paraense de 4mil . . ahahahhahahah . . . . vai subir né papão ?me engana que eu gosto!ehehhehehhe

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural