Séries C e D deverão ter novas fórmulas em 2011

A terceira e quarta divisões do futebol nacional deverão mudar em 2011. A Série C poderá ter dois grupos de 10 clubes na primeira fase, atendendo à reivindicação de Caxias, Brasil-Pe e outros participantes. Na Série D, serão oito grupos de cinco equipes.

A alteração na Série C ainda depende de um estudo de viabilidade financeira que está sendo realizado pelo diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio. O grande entrave reside nos deslocamentos das equipes do Norte e Nordeste. O Rio Branco do Acre, por exemplo, teria de viajar a Natal, Fortaleza-CE, Sobral-CE, Campina Grande-PB e Maceió-AL. A solução deverá vir do contrato de televisionamento dos jogos da terceira divisão, já acertado pela CBF com a Rede Brasil.

– O Virgílio Elísio não me garantiu, mas disse que está fazendo as contas dos gastos com deslocamento. Perguntei a ele qual seria a possibilidade, de 0 a 10, e ele deu nove – conta o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, que vem sendo porta-voz desse pedido junto à CBF desde o ano passado.

A grande vantagem da mudança é oferecer um calendário melhor para as equipes, que teriam a garantia de disputar, pelo menos, 18 jogos, sendo nove em casa.

– É um absurdo fazer um grupo para disputar oito jogos. Ele (Elísio) reconhece que seria melhor em dois grupos de 10, só que as distâncias lá em cima são muito longas – frisa Novelletto.

Mais adiantada está a questão da Série D. O formato adotado em 2009 e 2010, de 10 grupos de quatro times, será alterado para oito chaves de cinco equipes.

– A D está definida: serão oito grupos de cinco, saindo 16 para o mata-mata.

Como a composição das chaves é regionalizada, provavelmente o Juventude terá dois gaúchos e dois catarinenses como adversários na primeira etapa. Um dos representantes de Santa Catarina será o Brusque, campeão da Copa SC. A primeira vaga do Rio Grande do Sul, via Copa Enio Costamilan, está entre Cerâmica, Pelotas e Sapucaiense. As outras vagas catarinense e gaúcha serão definidas nos Estaduais do ano que vem.

Com a mudança, cada um dos 40 times da Série D terá a garantia de oito partidas e 10 semanas de atividade na primeira fase, contra seis jogos no modelo anterior. É um avanço, embora pequeno e aquém do que o Juventude gostaria.

A principal razão dessa alteração é outra: evitar a distorção que havia na fase de mata-mata. Como se classificavam 20 equipes, na terceira fase sobravam 10, o que forçava a realização de uma etapa eliminatória em que oito seguiam adiante. Com a nova fórmula (em oito grupos de cinco), avançarão 16 times, permitindo a realização de oitavas, quartas, semifinais e finais de forma linear.

Fonte: Jornal "O Pioneiro"

4 comentários:

  1. Porque não fazem a serie C com 24 clubes com 4 grupos de 6 clubes regionalizado economizando em transporte.

    ResponderExcluir
  2. Apoio totalmente a nova fórmula da série C, desde que alguém se responsabilize pelos custos de viagem e hospedagem, porque a situação financeira da maioria dos clubes é precária, principalmente da região norte.
    Quanto a série D, também apoio a nova fórmula, afinal os clubes vão jogar mais jogos. Só uma coisa que não concordo é a distribuição das vagas para cada estado. Todos os estados deveriam ter o mesmo número de clubes disputando a série D, salvo aqueles estados que tiveram clubes que caíram da série C.

    ResponderExcluir
  3. o america acaba de perder o julgamento contra o madureira

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente o julgamento do América era contra o Joinville...segundo....acho totalmente justo o critério de divisão de vagas para a série D..eles usam o critério que é o ranking de confederações da CBF ( Ranking da CBF ) o que é justo com os estados...

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural