Goiás não terá representantes


Goiânia, GO, 14 (AFI) - O coordenador técnico da Federação Goiana de Futebol (FGF), Roberto Sampaio, confirmou com exclusividade ao que o Estado de Goiás não terá representante algum no Campeonato Brasileiro da Série D.
O Estado conta com duas vagas oficialmente: o Santa Helena, vice-campeã, e a Anapolina, quinta colocadas. Como ambos os clubes alegaram não ter condições financeiras de participar, as vagas seriam abertas a outros representantes de Goiás , a partir desta sexta-feira.

A próxima sexta-feira (21/05) é a data final para os outros clubes do Estado confirmarem se irão ou não participar da competição. Mas, o coordenador técnico, Roberto Sampaio, já adiantou que irá ficar com a vaga.

"Os clubes preferem disputar o Campeonato Goiano a jogar o Nacional. Para eles, é mais viável disputar a competição regional e não a nacional, onde as prefeituras não ajudam com mais recursos financeiros", garantiu Sampaio.

Pelo regulamento da CBF, a vagas, a partir do dia 21 de maio, ficam com as federações do próprio Centro-Oeste. No ano passado, o Brasília-DF e o Araguaia-MT estavam no grupo dos representantes goianos, CRAC e Anapolina.

Se os estados não quiserem a vaga, a CBF abre a vaga para os demais clubes do Brasil, seguindo o critério do ranking da entidade.


Se isso realmente se confirmar, as vagas goianas passarão aos demais estados de sua chave, em 2009 esses estados eram Mato Grosso e Distrito Federal. Porem Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e até Tocantins seriam possiveis adversários dos goianos. Usando esses 5 estados os candidatos seriam:

39 - Operário/MS
O clube está na segunda divisão do estado, dificilmente aceitaria jogar a competição, embora o acesso poderia dá um ânimo e a equipe já emendar a Série D.

64 - Uberlândia/MG
Rebaixado no campeonato mineiro, não acredito que aceitaria jogar.

76 - Uberaba/MG
O clube terminou o mineiro em 8°, se pintar a vaga, deve aceita-la

92 - Comercial/MS
Começa nesse fim de semana a disputa das semis do campeonato sul-matogrossense. Provavelmente aceitaria jogar. Já que o estadual acaba no inicio de junho, o clube poderia emendar as duas competições.

105 - Villa Nova/MG
É o primeiro reserva em Minas, tá de olho na vaga do Democrata. Se este desistir, ele entra. Mas se pintar a vaga pelo ranking, com certeza aceitará.

112 - União Rondonópolis/MT
Outro que é certo que disputaria a competição, atual campeão estadual. Jogaria sem problemas.

114 - Brasília/DF
Fez um estadual ruim, talvez aceitaria jogar, mas acho dificil.

123 - Operário/MT
Vice estadual, poderia até aceitar jogar, mas para isso teria que torcer pro União recusar, o que eu acho muito dificil.

4 comentários:

  1. Se essas vagas forem preenchiados por outros clubes de fora do Goiás, será levado em consideração o ranking do Estado e não dos clubes. E o 1º critério depois do Estado é a região. E a CBF não segue a divisão geográfica do Brasil, pois Minas Gerais, Espirito Santo e Tocantins fazem parte do Centro-Oeste. O Sudeste é RJ-SP (Pode!?).

    ResponderExcluir
  2. @Rogerio/Brasiliense
    Você está enganado, depois do estado é o grupo. As vagas passarão aos demais estados da chave dos goianos. NUNCA FOI DITO QUE A VAGA É DA REGIÃO!

    Leia o artigo 2 (http://brasileiroseried.blogspot.com/2010/05/comunicado-da-cbf-sobre-participacao-de.html). Diz claramente: "A vaga será preenchida no universo dos demais estados que compõem o grupo da Série D onde tenha surgido a vaga".

    Como disse antes, em nenhum momento diz que a vaga é da região, e sim dentro da chave, e os possiveis adversários dos goianos seriam MT/MS/DF/MG/TO até BA quem sabe, se ninguém desses estados quiser, dae sim ela passa ao RNC.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Olá Adm.

    Discordo do último parágrafo da matéria:
    "Se os estados não quiserem a vaga, a CBF abre a vaga para os demais clubes do Brasil, seguindo o critério do ranking da entidade."
    e discordo também que quem herdaria as vagas seriam: 39 - Operário/MS, 64 - Uberlândia/MG, 76 - Uberaba/MG, ... seguindo a ordem do Ranking dos clubes.

    A CBF já emitiu Nota para evitar especulações com relação as desistências.
    Se 1 ou 2 goianos desistirem, as vagas irão para o DF e terão direito pela ordem: Botafogo/DF, Atlético Ceilandense e Brasília. Se nenhum dos 3 aceitarem, as vagas serão oferecidas ao Mato Grosso.
    Quando eu me referi a região, quis dizer que pela seqüência, com a desistência do clube, a vaga vai para Estado (Goianão), depois Região (MG, DF...) e finalmente o País (SP, RJ...) e apenas discordei dessa relação de clubes informada na Matéria (RNC).
    Repito, a vaga é do Estado, porém deve-se respeitar a posição no último campeonato e não a posição dos clubes no RNC (Operário/MS, Uberlândia/MG, Uberaba/MG,...).

    Já adianto que o Botafogo/DF está de olho nessa desistência de um time de Goiás. Se abrir 2 vagas, é bem provável que o Atlético Ceilandense/DF (filial do Atlético Goiano) também aceite a vaga.

    Grato
    Rogério
    Torcedor do Jacaré Brasiliense

    ResponderExcluir
  4. Opa.

    Então, a CBF alterou uma parte. Antes dizia o RNC agora tá RNF.
    Mas de qualquer maneira, temos que esperar a CBF divulgar os grupos, pois é possivel que MG fique na mesma chave que os GO, caso isso realmente acontecer, MG terá direito a ocupar as vagas e não DF.

    abs

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural