Explicando a definição da 2ª vaga de SC...


...ou pelo menos tentando!

Com certeza a segunda vaga catarinense é a mais enrolada para entender a sua definição. Mas tentando explicar e resumindo bem.

LEIA COM CALMA!


Até 2008, a CBF bancava a participação de um clube de cada federação, como Santa Catarina tinhas duas vagas, elas saiam do Campeonato Estadual (vaga #1) e da Copa Estadual (vaga #2).
A vaga #1 seria subsidiada pela CBF, enquanto a #2 seria bancada pelo próprio clube.

Porem, a Copa SC era disputada no fim do ano anterior, antes de começar o campeonato estadual. E nisso já era decidido um representante na Série C, só que o time que ganhasse essa vaga teria que bancar a sua participação no campeonato brasileiro. Então para o campeão da Copa SC não ser prejudicado, a FCF definiu que o vencedor dela, seria o clube catarinense #2, ou seja não teria direito a receber a ajuda da CBF nas viagens.
Mas se o campeão da Copa SC, fosse o clube sem divisão melhor classificado no estadual (ou fosse campeão), a vaga conquistada na Copa SC passaria para o vice dessa.

E essa confusão começou em 2006, e mesmo após a CBF ter retirado a ajuda financeira, a FCF ainda não corrigiu isso, que acaba trazendo muita confusão.


Disputas
vaga #2
Copa Santa Catarina 2009
Campeão: Joinville
Vice: Metropolitano


vaga #1
Campeonato Catarinense 2010
Final: Joinville x Vencedor do Returno


Caso o campeão do returno seja Avai, Figueirense ou Joinville: A vaga #1 é do Joinville, melhor equipe sem divisão e a vaga #2 é do Metropolitano, melhor equipe sem divisão (dos que sobraram) na Copa SC 2009.
Caso o campeão do returno e depois campeão estadual seja o Brusque: A vaga #1 fica com o Brusque, melhor equipe sem divisão e a vaga #2 é do Joinville, campeão da Copa SC 2009.


Nota Final: O Brusque só entra se for campeão catarinense de 2010, se Avai, Joinville ou Figueirense sairem campeão, Metropolitano estará na Série D 2010.
CFZ Imbituba, Atlético de Ibirama e Juventus já estão eliminados da disputa.


ufa! acho que consegui explicar. ^^

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural