Tupi Foot Ball Club

Fundação: 26/05/1912
Cidade: Juiz de Fora/MG
Alcunha: Galo
Mascote: Galo Carijó
Site: www.tupijf.com.br/



HISTÓRIA
O Tupi foi fundado no dia 26 de maio de 1912, por dissidentes daquele que seria futuramente seu maior rival: o Tupynambás Futebol Clube.
No final do ano de 1965, o Cruzeiro conquistou o título do Campeonato Mineiro, e o Tupi teve uma de suas piores campanhas, ficando em último lugar no Campeonato de Juiz de Fora. Em janeiro de 1966, o Tupi convidou o Cruzeiro para um jogo em Juiz de Fora e, com seu time renovado, venceu o jogo por 3 a 2, derrotando a famosa equipe de Tostão, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Piazza, Natal, dentre outros craques.
O Tupi foi então convidado a jogar com o Atlético, no Mineirão, vencendo novamente um time da capital. Desta vez, por 2x1 (dois a um) sobre o Atlético, que era dirigido por Paulo Amaral.
Um novo desafio foi feito pelo América Mineiro, dirigido por Yustrick. Mas, uma nova vitória do Tupi por 2x1 (dois a um) foi o que aconteceu. O Cruzeiro pediu uma revanche do jogo realizado, afirmando que, no Mineirão, iria arrasar com o Tupi. Nova vitória do Tupi por 2x1 (dois a um) fez todo o Brasil falar naquela equipe, que acabou sendo convidada para treinar com a Seleção Brasileira de Futebol, liderada por Pelé e Garrincha em Caxambu, quando empatou em 1x1 (um a um). O técnico do Tupi, Geraldo Magela Tavares/Magela, lembra a escalação do time responsável por grandes façanhas em 1966: Waldir; Manoel, Dario Mendes, Murilo e Walter. França e Mauro. João Pires, Toledo, Vicente e Eurico.
Após cair para o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2004, o Tupi conseguiu subir novamente para a Primeira Divisão mineira em 2006. Gerido pela Organização Panorama de Comunicação (OP.COM) o clube conseguiu se firmar no decorrer do campeonato. Nesse ano, no campeonato do Módulo II, o Tupi terminou como vice-campeão, conseguindo o acesso à Primeira Divisão (Módulo I) em 2007 juntamente ao campeão, o Rio Branco (Andradas).
Em 2008, O Tupi obteve a terceira colocação do Campeonato Mineiro e foi o "Campeão Mineiro do Interior". Na Série C o time foi eliminado na 1ª Fase com 39% de aproveitamento, terminando o campeonato na 45ª Colocação (63 equipes participaram).
Ainda em 2008, o Tupi venceu a Taça Minas Gerais contra o América, com uma vitória por 3 a 1, em plena Belo Horizonte, e uma derrota por 2 a 1, dentro de Juiz de Fora, sagrando-se o campeão da competição e garantindo vaga na série D do Campeonato Brasileiro de 2009.
Manda as suas partidas no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, que tem capacidade para 35.000 pessoas.



Participações Nacionais:
Série B: 01 participação (1989)
Série C: 13 participações (87, 88, 94, 96, 97, 98, 01, 02, 03, 04, 07, 08, 12)
Série D: 04 participações (2009, 2010, 2011, 2013)
Copa do Brasil: 02 participações (2004, 2009)

Campanha nos últimos estaduais:
2013:
2012:
2011:
2010:
2009:
2008:
2007:
2006: não disputou
2005: não disputou
2004: 13°
2003:
2002:



Estádio: Mario Helênio
Capacidade: 35.000 lugares


HINO:


Vão desfilar as emoções,
Vão repetir-se as tradições,
É o Tupi, é o galo, o índio, é o coração

Batendo, batendo forte
Em compassada vibração.

Tupi, Tupi é união!

Dos campeões, o campeão!
É força viva,
É muito mais que uma paixão.
É a jogada,
É o silêncio de um instante.
É a repentina explosão dos carijós.

Ao tremular do alvinegro pavilhão,
Vibra a torcida,
Ganha o time inspiração.
Surge na luta a chama viva da esperança,
E o galo forte carijó não tem rivais...
Grandes vitórias sempre alcança,
E vive a glória dos imortais.



47 comentários:

  1. vai ser campeao galooooooo

    ResponderExcluir
  2. Sou de varginha e gosto muito do tupi, o verdadeiro galo de minas

    ResponderExcluir
  3. Vai tomar coco no
    JK kkkkkkkkk aguarde dia 17/07 Itumbiara vem com tudo Temos o Sergio o melhor goleiro do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. nasci em poços de caldas. Não torço nem pro atletico nem cruzeiro e nem mecão e sim caldense. Mas tenho que adimiti que o tupu é um timão.Vamo la tupi sobe pra C.

    ResponderExcluir
  5. Alô galera de JF, aqui é o Sertanejo Cezar Mineiro. Quem ama o Tupi, mesmo de longe fica na torcida. Estou afastado dos palcos de JF a mais de 5 anos, mas meu coração bate forte quando lembro do verdadeiro galo mineiro. Já viajamos muito atrás, sul de Minas, nas batalhas em Patos de Minas, nas pauladas no vale do aço... Quem esquece a viagem para ver social de fabricianoXTupi no ano que voltamos para a primeirona do mineiro? Fui contando piada de JF até Cel Fabriciano. Arancamos um empate e depois batemos o América de Três Corações no Mario Helno. Po... Cara... vamu sacudir, quem manda nes po... é a torcida do Tupi. Da-le galo. Vamu subir !

    ResponderExcluir
  6. vamo tupi vamo levar esse titulo para JUIZ DE FORA

    ResponderExcluir
  7. q titulo esse time é fei.. tupí é nome de time rapaz...orienta vcs aí tupí ganhou o q ...olha o tocantinopolis em vcs ñ cuidado ñ aí......verdão do tocantins........o fumo vai entrar em vcs aí bando de otarios....o tocantinópolis vai é inTUPÌ vcs de gol.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Sou Tupi, não ganhamos nada ainda... Se fosse pra torcer prá time que "já ganhou" seria torcedor do Barcelona (Aliás, não adiantaria torcer contra também). Quanto a nós, série D, esportividade, confiança, torcida, senso de realidade e humildade.

    ResponderExcluir
  9. Sou de Nova Iguaçu / RJ. Valeu Marcus, sou Mengão Já Ganhei tudo e mais um pouquinho... vocês ai "das Gerais" poderiam me explicar qual a diferença entre torcer para o Cruzeiro "QUASE GANHA ALGO", o Atlético que "NUNCA GANHA NADA", o América que "NUNCA ????... FOI UM TIME" e o TUPI que "NUNCA ENGANOU NINGUÉM" e é tão conhecido quanto os outros??? Ganhou mais um simpatizante...

    ResponderExcluir
  10. Cara... Tocantinópolis tem o que como adversário em seu estado? Qual a sua história?... SEM COMENTÁRIOS

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkk meu gama mete 3x0 nesses indios

    ResponderExcluir
  12. olha deixo aqui esse pequeno recado.rsrsrs..para o TUPÍ, GAMA, ITUBIARA E ANAPOLINA. olha vcs quatros podem ajuntar as estruturas de vcs quatro q ñ ganha da estrutura do meu verdão do tocantins o tocantinopolis...ainda vcs querem falar merda...tem time da serie A q ñ tem a estrutura q o tocantinopolis tem, e ainda vcs querem fala..para né..abaixa a bola aí timezinhos de favela..kkkkk

    ResponderExcluir
  13. Tupi vencedor da serie D ...Melhor lateral direito do campeonato... Lembra muito o maicon da seleçao brasileira.

    ResponderExcluir
  14. JAH ESTAMOS NAS OITAVAS QUEM SEGURAAAAAA O TUPIII??????

    ResponderExcluir
  15. Vixe, esses aratacas aí, Tupi vem colocando todos esses mulambos no bolso. O que é Tocantinópolis, é profissional? E Itumbiara, perdeu de quanto? Hahahah

    ResponderExcluir
  16. desgraça tem coisa que so acontece com meu galo carijo tomar gol de goleiro no ultimo minuto tragico

    ResponderExcluir
  17. mas que diabu tem coisa que so acontece com o carijo tomar gol de goleiro no ultimo minuto tragico

    ResponderExcluir
  18. Vamos que vamos Tupi....sou de valadares e sei que minas tem um galo carijó forte e guerreiro..torcemos por vc tupi..nosso gde representante de minas na competição..Parabéns Tupi !!!

    ResponderExcluir
  19. Como alguem escreveu acima, que graça tem torcer para time que ganha tudo, como o barcelona, Tupi rumo a serie c, b e quem sabe a A... Torce paa o TUPI e bom e divertido, a cerveja e quente e o picole no estadio e caro.. Mas vale a pena..

    ResponderExcluir
  20. kk tocantinopolis ficou em ultimo no grupo calem a boca ai o tupi e o lider haha

    ResponderExcluir
  21. ESSA NÃO É A VERSÃO ATUAL DO HINO DO GALO!!!DEMÉTRIO-PIAU-MG!!

    ResponderExcluir
  22. Como vcs torcedores do Tupi e Itumbiara são comuns, somente veja o retrospecto das participações de seus times em campeonatos nacionais e veja a nossa RUBRA vcs tem que andar muito para poder nos alcançar.

    ResponderExcluir
  23. Tupi Foot Ball Club 100 Anos tapando Buraco de qualqer campeonato q dipute kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Ser Tupi fc é ser um eterno sonhador,e crêr no sobrenatural do futebol,resumindo é acreditar que o jogo só termina quando o árbrito termina.

    ResponderExcluir
  25. TUPI EO MELHOR TIME DO BRASIL PODE VIM TODO MUNDO TUPI REPRESENTANDO JF!!!

    ResponderExcluir
  26. juliany diz: eu amo o rian

    ResponderExcluir
  27. RUMOOOOOOOOOOOOA SÉRIE C
    EU QUE SOU DO RIO DE JANEIRO
    E GOSTO MUITO DO TUPI,IMAGINO EU MORANDO EM J.F
    PQP IRIA EM TODOS OS JOGOS.

    ResponderExcluir
  28. vamos galo rumo a serie C e a serie A em 2014 sou Juiz de Fora acima de tudo amo essa cidade e torço por todos quem levam o nome de JF para todo Brasil

    ResponderExcluir
  29. vamos Tupi rumo a serie C e serie A em 2014 sou Juiz de Fora acima de tudo e torço muito pra todos que levam o nome de JF para todo Brasil e mundo vamos Galooooooo abraços do dudu do Uberabinha

    ResponderExcluir
  30. EEEEEEEEEEEEEEEEE eu to na serie c,eu to serie c
    GALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  31. Final Tupi X Santa Cruz e sou + SANTAAA

    ResponderExcluir
  32. biiiicaa gaalooooo!!!!!!
    TUPI sou mais vc carijó. bica bicudo.é minas...

    ResponderExcluir
  33. Sou torcedor do Sport, campeão brasileiro e campeão do Brasil em 2008, vou torcer pelo Tupi, arrebenta time arretado! avante tupi!!!!!
    Porrada na Santa Cruz!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Vamos tupi agora e a vez do santa cruz agradecemos aos patrocinadores MRS LOGISTICA BAHAMAS SUPERMERCADOS PREFEITURA UNIMED GESPORT E TODOS OS JOGADORES QUE ESTÃO LEVANDO O NOME DE NOSSA CIDADE E DO TUPI OA LUGAR ONDE ELE SEMPRE MERECEU 20,000 PESSOAS NA FINAL CONTRA O SANTA CRUZ ACHO QUE E MUITO POUCO EU QUERO E MAIS COMO DIZ NOSSO SAUDOZO RADIALISTA CHODO DA GALERA IVAN COSTA!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Vamo lota concerteza o mario helenio contra o oeste e contra o santa!VAMO LA GALOOOOO!

    ResponderExcluir
  36. SOU DE ITÁPOLIS E FALO. JÁ GANHAMOS DE TODOS OS TIMES GRANDES DE SÃO PAULO E IREMOS GANHAR DO TUPI LÁ NO MARIO HELENIO POR 4X0 TRAQUILAMENTA. VAMOS RUBRÃO... VAMOS SER CAMPEÃO

    ResponderExcluir
  37. O rabão não vai ganhar piroca nenhuma, ou seja pode até ganhar, mas será uma piroca mesmo
    Sou de Recife e time que leva de 3 em sua casa só consegue mesmo é ganhar dos "grandes de São Paulo" são grandes???
    Força Tupizão!
    Um torcedor do Sport que vai ao pinicão do arruda para torcer pela tupi.

    ResponderExcluir
  38. unico time grande do nordeste é o SPORT o resto e tudo lixu principalmente santa cruz
    vão vira minhoca aki no helenão

    ResponderExcluir
  39. engraçado esse time taum pekeno humihou esse ixporti o ano todinho....

    Por trás de cada Rubro negro existe um tricolor isso é FATO!!! eu explico...

    - A quantidade de torcedores do sport acompanhando de perto a time do santa naum é brincadeira

    - Eles mostram preocupação em vir ate esse blog e comentar ( contra claro) mas sempre estão ali

    - um q comentou a cima disse q ia ao arruda torcer pelo tupi... kk mas todos sabem q eles naum vaum torcer pelo tupio e sim pelo santa pq eles amam o Mais querido

    - Eu naum vejo nenhum torcedor do santa ir no chiqueirão torcer por ninguem pq quem dá atenção a mherda é mosca kkk

    TORCEDOR IXPORTERO VOLTEM A TORCEM PELO SANTINHA PQ VALE MAIS A PENA VCS SE SENTIRAO REALMENTE FELIZES

    ResponderExcluir
  40. EU AMO O SANTINHA

    A E PERNAMBUCO A E PERNAMBUCO
    SOA A TORCIDA MAIOR DO NORTE NORDESTE

    TUPI 1 [E] 2 SANTA CRUZ

    SANTA CRUZ 1 [E] 0 TUPI

    ResponderExcluir
  41. Essas pessoas que vem postar comentario no lugar do tupi e fhoda....vai postar la no santa cruz...pk vai perder mesmo...Dalhes GALOOOOOOOO VAMO SER CAMPEÃ!!!

    ResponderExcluir
  42. TUPI- 1x0 -Minhoca colorida, êi triconáutico, vcs só tem 25 títulos em Pernambuco, o SPORT têm 39, fora os 3 títulos nacionais.
    falando em decisão de nacional vcs mucham, e o Tupi vai ser campeão no Pinicão do Arruda.

    ResponderExcluir
  43. OOOOOOôôôôôôôôôEEEEEEEEEEEOOOOOOOAAAAAAA...E O TUPI BOTANDO PRA QUEBRRAAAAAA...OOOOOOOOôôôôôôôEEEEEEEEOOOOOOAAAAAAAAAA...É O TUPI BOTANDO PRA QUEBRAAAAA...
    VAMO LA GALOO...RUMO AO TITULO
    Tupi-MG 1 x 0 Santa Cruz-RN
    Santa Cruz-RN 2 x 2 Tupi-MG
    Galo campeaooo!!!

    ResponderExcluir
  44. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...ERREI NO BOLAO MAS TUPI É CAMPEAOOO!!! OOOEEEEEEEEOOOOAAAAAAAAA TUPI TA BOTANDO PRA QUEBRAAA....TUPI CAMPEAO DO CAMPEANATO BRASILEIRO DE 2011!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. CCCCCHHHHHHHHHHHHHHHHHHUUUUUUUUUUUUUUPPPPPPPPPPPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA SANTA CRUZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..TUPI E CAMPEAOOOOO

    ResponderExcluir
  46. Campeão da D e agora ja caiu, vide São Raimundo-PA, Guarany de Sobral etc

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural