Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Guarani

Cidade: Palhoça/SC
Fundação: 15/02/1928
Mascote: Indio
Alcunha: Bugre Palhocense
Site: http://www.guaranidepalhoca.com.br/




HISTÓRIA

Em 2000, sob a Presidência de Amaro José da Silva Júnior, surgiu a ideia, juntamente com o Prefeito Paulino Schmidt, de profissionalizar o Clube e participar do Campeonato Catarinense de Profissionais. Em sua primeira participação, o Guarani conquistou a terceira colocação na segunda divisão.
Em março de 2002 houve nova estruturação, onde o Guarani Futebol Clube passou a denominar-se Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Guarani, que tem por finalidade o caráter filantrópico, beneficente, educativo, cultural, artística e a prática desportiva e recreativa em geral. Em 2003 o SERC Guarani conquistou o segundo turno da competição e o campeonato Catarinense da segunda divisão de profissionais vencendo na final a equipe do União da cidade de Timbó, conquistando assim a vaga na primeira divisão do campeonato Catarinense de profissionais.
Em 2004, participa pela primeira vez da primeira divisão do campeonato Catarinense de profissionais, classificando-se para o quadrangular final, mantendo a chance de ser campeão até a última partida. Conquistando logo em sua primeira participação a quarta colocação. Em 2005, novamente participa da elite do futebol Catarinense, conseguindo classificação para segunda fase e terminou a competição na sexta colocação.
Em 2006, participou do campeonato Catarinense da primeira divisão e também da Divisão especial, conseguindo classificação com cinco rodadas de antecedência para disputa da elite de 2007. Em 2007, em sua quarta participação e primeira por pontos corridos do campeonato Catarinense da primeira divisão, terminando esta participação na sétima colocação na classificação geral.
Em 2008 o ano não foi dos melhores para o Bugre. A equipe caiu da primeira para a segunda divisão do Campeonato Catarinense, num ano que caíram 3 equipes e o Guarani não pode mandar seus jogos no Estádio Renato Silveira em Palhoça. Os jogos do Clube foram realizados na Ressacada e no Orlando Scarpelli. A Segunda Divisão foi disputada no mesmo ano, mas a diretoria resolveu não participar da competição, por diversas razões: - A ressaca do rebaixamento, falta de recursos e uma ação na justiça desportiva contra o Cidade Azul de Tubarão que jogou com um atleta irregular em três rodadas do Catarinense, mas infelizmente o recurso nem foi julgado.
Em 2009 o Guarani disputou a Divisão de Acesso, que é a terceira do Catarinense e acabou ficando em segundo lugar, perdendo a final para a equipe do XV de Indaial. Em 2010 o Guarani volta a ser vice-campeão da terceira divisão mais consegue a vaga para a Segundona porque o Próspera acabou desistindo de disputar o Campeonato.
Em 2011 ficou em 5º na Segundona.
Em 2012 o Guarani foi campeão do primeiro turno da Divisão Especial e volta a Elite do futebol Catarinense, o time ainda decidiu o Segundo Turno mais acabou perdendo para a equipe do Juventus. Na grande decisão o Guarani venceu o primeiro jogo por 1 a 0 em Palhoça, no segundo jogo em Jaraguá do Sul o time conseguiu segurar o empate em 0 a 0 e assim conquistou o seu segundo titulo como profissional.
Em 2013 o Guarani conseguiu uma forte parceria com empresa PAR Esporte Ltda, do ex-jogador de futebol Sávio e o ex-jogador de voleibol Renan. O Estádio Renato Silveira foi reformado para a disputa da Primeira Divisão, uma grande arquibancada foi construída, além de reformas nas outras duas arquibancadas, vestiários, cabines de imprensa, camarotes e muitos outros detalhes que deixaram o estádio de cara nova. Com a 9ª colocação o clube acabou sendo rebaixado na Primeira Divisão.
Meses depois o Guarani disputou a Copa Santa Catarina, terminando na 3ª colocação e conseguindo a tão sonhada vaga para a Série D. Em 2014 a PAR Esporte Ltda rescinde o contrato com o clube. Em 2014 o Guarani vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e a Série B do Campeonato Catarinense.

Participações Nacionais:
Série D: 01 participação (2014)

Campanha nos Últimos Estaduais:
2013:
2012: 1º (segunda divisão)
2011: 5º (segunda divisão)
2010: 2º (terceira divisão)
2009: 2º (terceira divisão)
2008: 10º
2007: 7º
2006: 10º
2005: 6º
2004: 4º
2003: 1º (segunda divisão)
2002: 7º (segunda divisão)
2001: 12º (segunda divisão)
2000: 3º  (segunda divisão)

Estádio: Renato Silveira
Capacidade: 3,000 lugares


HINO


Uma tribo se faz com carinho
Uma tribo se faz com amor
Seus guerreiros são filhos da tribo
Nesta tribo enfrentam a dor

Nos gramados de toda região
És a tribo que é devoção
Não deixando morrer a esperança
E sempre, sempre nos fazendo campeão
Não deixando morrer a esperança
E sempre, sempre nos fazendo campeão

Juntos guerreiros seremos
Lutaremos pelo azulão
Guarani és paixão palhocense
Respeitado por sua tradição

Juntos guerreiros seremos
Lutaremos pelo azulão
Guarani és paixão palhocense
Respeitado por sua tradição

Esperamos com grande emoção
A conquitsa da glória triunfal
De unir o povo palhocense
Em torno de um só ideal
Esse time de bravos guerreiros
Ser de todos a grande paixão

Não deixando morrer a esperança
E sempre, sempre nos fazendo campeão
Não deixando morrer a esperança
E sempre, sempre nos fazendo campeão

Juntos guerreiros seremos
Lutaremos pelo azulão
Guarani és paixão palhocense
Respeitado por sua tradição

Juntos guerreiros seremos
Lutaremos pelo azulão
Guarani és paixão palhocense
Respeitado por sua tradição


0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural