Grêmio Esportivo Brasil


Fundação: 07/09/1911
Cidade: Pelotas
Alcunha: Xavante, RubroNegro, Clube do Povo, Clube da Baixada
Mascote: Índio Xavante
Site: http://www.gebrasil.com.br/



HISTÓRIA

O Grêmio Sportivo Brasil passou a existir em 7 de setembro de 1911, mas a história dele é mais antiga que a fundação. Tudo começou no início do século XX, no Sport Club Cruzeiro do Sul, que era dirigido por funcionários da extinta Cervejaria Haertel, em Pelotas. Apesar do âmbito social, nem todos os mantenedores da agremiação conviviam em harmonia, e de uma discussão nasceu o rubro-negro.
O episódio aconteceu na sede do Cruzeiro do Sul, que ficava ao lado da fábrica. Certo dia, enquanto alguns colaboradores colocavam uma cerca ao redor do campo, os atletas apareceram para treinar. Automaticamente o time foi convocado a cooperar com a obra e adiar o treinamento. Mas o pedido imposto não agradou aos jogadores, que, frustrados, foram embora.
Dois daqueles rapazes, que pertenciam ao elenco do Cruzeiro do Sul e foram praticamente obrigados a abandonar o treino, saíram caminhando juntos até parar em um terreno no centro de Pelotas para discutir a idéia de criar uma nova equipe de futebol. Os dois inconformados eram Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito, e, por ironia do destino ou não, o terreno onde eles pararam para conversar ficava bem próximo do local que hoje todo mundo conhece por Baixada, o estádio Bento Freitas.
Imediatamente após aquele diálogo, Breno e Salustiano resolveram marcar uma reunião para a fundação de um novo clube. O tal encontro aconteceu na casa do pai de Salustiano, no prédio número 56 da Rua Santa Cruz (centro de Pelotas). Passadas algumas assembléias, foi formada a primeira diretoria com Dario Feijó, presidente; Silvio Corrêa da Silva, vice; Walter Pereira, 1º secretário; Raymundo do Rego, tesoureiro; Breno Corrêa, adjunto; e os diretores Manoel Joaquim Machado, Ulysses Carneiro, Manoel de Souza, Nicolau Nunes, Paulo Castro e Mário Reis. E no dia 7 de setembro de 1911, dia da independência do país, estava fundado o Grêmio Sportivo Brasil. Com ‘S’ mesmo, como se grafava na época.




Participações Nacionais
Série A: 04 participações (1978, 1979, 1984 e 1985)
Série B: 03 participações (1980, 1983 e 2000)
Série C: 13 participações (1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2001, 2002, 2003, 2006, 2008, 2009, 2010 e 2011)
Série D: 02 participações (2012 e 2014)



Campanha nos últimos estaduais
2014:
2013: 1° (segunda divisão)

2012: 5° (segunda divisão)2011: 6° (segunda divisão)
2010: 20° (segunda divisão)

2009: 16°
2008: 13°
2007: 10°
2006: 16°
2005:
2004: 1° (segunda divisão)
2003: 6° (segunda divisão)


Titulos: 01 (1919)



Estádio: Bento da Silva Freitas
Capacidade: 18,000 lugares




HINO

Brasil, Brasil, Brasil
As tuas cores são nosso sangue nossa raça
Brasil, Brasil, Brasil
Força e vontade cheio de graça
Brasil, Brasil, Brasil
Nós este ano, vamos vencer
Salve o Brasil
O campeão do bem-querer

Avante com todo esquadrão
Torcida do nosso campeão
Ele tem seu passado de glória
Tem o seu nome gravado na história

Lá no estrangeiro
Mostraste ser bem brasileiro
Com os louros da vitória
Trouxeste para nós mais outra glória



12 comentários:

  1. Bora brasil , meu rubro negro! =D

    ResponderExcluir
  2. Brasil campeão esse ano , com o ezquerra vamos ganhar

    ResponderExcluir
  3. Este time não merece estar aí, isto só acontece por causa da incopetência dos cartolas, em que dão uma aula de como não organizar um campeonato para os clubes, no papel é muito fácil, quero ver ele se deslocar da cadeira dele no escritório e viajar 5 dias de ônibus para jogar do outro lado do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Maior e mais fiél torcida do interior do Brasil.. Xavante sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. vagnerdiaz@gmail.com5 de maio de 2012 às 00:51

    esse ti.meco é a vergonha do interior do rgsul , o estádio é todo rachadas as arquibancadas de tijolos ,condenadas é time de segunda divisão no gauchão ,os melhores frequentadores da segundona gaucha ,saco de pancada dos times do sul

    ResponderExcluir
  6. COMEÇANDO BEM ESSE TIMECO DO BRASIL DE PELOTAS PARANDO TUDO PORQUE NÃO TEM ORGANIZAÇÃO DENTRO DO PROPRIO CLUBE VÃO SER SACO DE PANCADA EM QUALQUER SERIE C D TENHAM UM POUCO DE JUIZO E CONQUISTEM DENTRO DE CAMPO É ISSO AI

    ResponderExcluir
  7. CBF TBM UMA VERGONHA TANTO TEMPO PRA RESOLVER ESSA PENDENGA DEIXA PRA ULTIMA HORA QUERO VER BOLA ROLANDO QUE GANHEM SEUS DIREITOS DENTRO DE CAMPO É ISSO AI BOLA ROLANDO E BOLA NA REDE MUITOS GOLS NA SERIE D ALEGRIA DO POVÃO

    ResponderExcluir
  8. Vocês estão atrapalhando o futebol brasileiro. Times que precisam jogar para acanhar renda está dispensando jogadores, frustando sonhos, deixando torcedores abatidos. Ganhem no campo e subam no suor. parem de envergonhar o país.

    ResponderExcluir
  9. esse e o meu time e eu o amo tenho orgulho de quem fez e de que em o ama.

    ResponderExcluir
  10. cara falta garra vamos seguir o ino vamos vence torsida é dimais falo fauta aquilo no vestiario a hunião a palafra do capitão meu sou brasil e to casado de perde vamos muda isso mais não ta morto quem pelei evamo brasil

    ResponderExcluir
  11. 26 de agosto será um domingo de festa.
    O juventude vencerá o Metropolitano e estará classificado em primeiro lugar.
    Já o Brasil de Pelotas,desclassificado,volta para novamente encarar a segundona gaúcha.




    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural